Search

Cursos gratuitos Pronatec 2013: inscrições, como fazer

O Pronatec está com inscrições abertas para cursos gratuitos de ensino técnico, formação inicial e continuada.
Google plus

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação profissional em todo o Brasil. As aulas serão ministradas nos institutos federais, centros federais e entidades do sistema S.

A inscrição para o Pronatec 2013 é feita pela internet. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Pronatec 2013 inscrições online

Neste ano de 2013, o Pronatec espera ocupar 2,3 milhões vagas, valorizando as modalidades de cursos técnicos, formação inicial e continuada. Em 2011, ano em que o programa foi implantado, mais de 2,5 milhões de brasileiros foram atendidos. Até 2014, a tendência é que estes números subam para 8 milhões de estudantes e trabalhadores.

Das vagas oferecidas pelo Pronatec 2013, 724.539 são para cursos técnicos e outras 1.565.682 são voltadas para a formação inicial e continuada.

Inscrições Pronatec 2013

Para se inscrever no Pronatec 2013 é muito simples, basta acessar o site oficial do programa e clicar na opção ‘Inscreva-se’. Feito isso, o candidato a uma vaga nos cursos gratuitos deve aguardar a confirmação do sistema.

Em 2013, o Pronatec espera ocupar 2,3 milhões vagas. (Foto:Divulgação)

Se não encontrar a formação pretendida disponível, o estudante ou trabalhador pode escolher três opções de cursos que tenha interesse. Quando houver uma vaga, ele receberá um comunicado por e-mail para fazer a inscrição pela internet, além de comparecer a unidade de ensino para confirmar a matrícula.

No site oficial do Pronatec é possível encontrar um arquivo em PDF com uma relação dos cursos ofertados. O portal também tem uma sessão com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre o programa. Acesse o Pronatec e inscreva-se.

A inscrição no Pronatec 2013 pode ser feita por trabalhadores, estudantes matriculados no Ensino Médio regular ou EJA, povos indígenas, comunidades quilombolas, desempregados, pessoas deficientes, beneficiários de programas federais e até mesmo jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Sobre o Pronatec

O Pronatec amplia o acesso à educação profissional.(Foto:Divulgação)

O Pronatec foi lançado pelo Governo Federal em 2011,com a meta de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica.O programa está em ritmo de expansão,mas já atendeu milhões de brasileiros que precisavam se qualificar para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Neste primeiro semestre de 2013,o Pronatec espera aumentar o número debolsas-formação para os alunosdo ensino médio público e para cursos técnicos integrados ao EJA.O programa também espera implantar o Financiamento Estudantil para Empresas(Fies-Empresa),para que os empregadores financiem a qualificação dos próprios funcionários.

Veja também: Cursos técnicos do Senai Rio,Pronatec 2013


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top