Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curso em Avaré Gratuito

 

Os moradores de Avaré, cidade a 263 km da capital paulista, têm agora grande oportunidade de arrumar emprego. Mas como isso é possível? Simples: o governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Via Rápida, está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos para todos aqueles que comprovarem ser de baixa renda. Não há mais tempo a perder, inscreva-se já e aproveite essa boa chance de ter em mãos um certificado que vai abrir as portas do mercado de trabalho.

No momento, são oferecidos dois cursos gratuitos em Avaré: o de cozinha industrial, com 30 vagas e o de garçom, com a mesma quantidade de oportunidades. Em ambos os casos, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

O curso de cozinha industrial vai ensinar aos alunos como deve ser a atuação do profissional em cozinhas de restaurantes, bares, hotéis e lanchonetes. A demanda por pessoas capacitadas nessa área tem aumentado cada vez mais, especialmente tratando-se do eixo Rio-São Paulo, que possui forte crescimento desses tipos de estabelecimentos por conta do próprio aumento populacional e da renda das famílias. Desse jeito, um certificado de conclusão de aulas vai ter um grande peso na hora da procura por um emprego.

 

Já aqueles que se interessam pela profissão de garçom vão aprender como o atendimento aos clientes deve ser feito e as maneiras de recepcioná-los. Além disso, os estudantes terão aulas de técnicas de como arrumar e desarrumar mesas, carrinhos, bares, balcão e praças, e qual a forma mais adequada de servir refeições e bebidas em todo e qualquer tipo de estabelecimento, tais como bares, boates, hotéis, restaurantes, cantinas, hospitais, entre outros.

O emprego de garçom é uma boa pedida levando em consideração que o setor de lazer e serviços aumenta cada vez mais. Outro ponto também interessante relativo a essa função é que o mercado de trabalho para esse profissional é bem amplo: ele pode atuar em diversas frentes, tais como em restaurantes, bares, boates, festas, reuniões, eventos sociais, hospitais, clubes, entre outros, não necessariamente em um só lugar. Por exemplo, ele pode trabalhar durante a semana em uma cafeteria e no sábado e domingo aproveitar e tirar um dinheiro a mais atuando em festas.

Como então participar desses cursos? O que é exigido? Quais documentos devem ser levados? Para inscrever-se em um deles, é preciso acessar o site http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp, preencher o formulário com todos os dados pessoais e enviá-lo na mesma página ao órgão competente. Em seguida, será necessário aguardar por uma resposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, pois ela é a responsável por verificar se o perfil dos candidatos são compatíveis com a proposta do programa.

Os desempregados, candidatos mais velhos, com menor grau de instrução, mulheres que sustentam a família e aqueles com menor renda terão prioridade para serem escolhidos, pois assim, estarão de acordo com a proposta do Via Rápida, de fornecer ferramentas para aqueles que estão em busca de emprego e estão em situações mais necessitadas.

Assim que forem selecionados, os aprovados receberão um aviso por meio de carta enviada pelos Correios. Mesmo que não sejam aproveitados imediatamente, não há o que temer: o Via Rápida armazena todos os dados e aproveita aquele que inscreveu-se em uma outra situação, no mesmo curso que desejava participar ou em um outro curso que for oferecido na cidade.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL