Empregos

Currículo: dicas para preencher, cuidados

Por Andre
Elaborando um currículo da maneira correta, as suas chances de conseguir uma vaga de emprego podem aumentar

Um currículo bem elaborado, estruturado e com informações verdadeiras e pertinentes sobre a sua vida profissional pode ser um grande passo para conseguir aquele emprego que você tanto queria. É por esse motivo que você deve prestar bastante atenção na hora de preencher o currículo, tomar alguns cuidados com a forma de escrever e com o que será colocado no documento.

Mesmo que você gaste um tempinho a mais para produzir o seu currículo, lembre-se de que ele pode ser o diferencial em um processo seletivo, fazendo com que você seja convocado ou não para uma entrevista de emprego, pois geralmente é através de tal documento que o recrutador tem as primeiras informações a respeito do candidato.

Veja mais detalhes sobre Como pedir promoção no trabalho, dicas

Tamanho do currículo

O currículo não deve ser nem muito grande nem muito pequeno. Ele deve conter apenas as informações necessárias sobre a sua carreira profissional

A primeira dica para preencher corretamente um currículo é encontrar o meio termo entre um currículo curto e um currículo longo. Se ele for muito curto, você pode acabar omitindo algumas informações importantes. Por outro lado, quem faz um currículo muito grande corre sérios riscos de nem ter o documento lido pelo selecionador.

Então, o melhor é ser bastante objetivo nesse ponto, colocando apenas o que é realmente necessário que o contratante saiba sobre você, ou seja, as informações sobre a sua vida profissional, além dos seus contatos.

Saiba mais a respeito de Entrevista de emprego em inglês, dicas

O que colocar no currículo

Seja objetivo na redação do currículo, colocando os dados de contato e os detalhes sobre a sua carreira profissional

Conforme dissemos acima, o que é realmente importante constar no currículo são as informações sobre a sua carreira, como a formação escolar, os cursos e eventos dos quais participou, os conhecimentos sobre idiomas e informática que possui e os empregos anteriores (dando preferência àqueles que tenham a ver com a vaga que você vai disputar).

Com relação às suas informações pessoais, é importante colocar no currículo o nome completo, data de nascimento e idade, estado civil, telefones para contato, endereço e e-mail. Evite citar números de documentos como CPF, RG e título de eleitor. Sobre a pretensão salarial, caso a empresa solicite, você pode colocar. Se não for exigido, não é necessário citá-la.

Outra informação relevante que deve ser colocada no currículo é o objetivo profissional, citando as suas qualificações e realizações mais importantes, além da colaboração que pode dar para aquela empresa. Não se estenda demais nessa parte.

Linguagem

Revise o documento antes de enviá-lo ao recrutador

Tenha bastante cuidado com a linguagem ao redigir seu currículo, lembrando de fazer quantas revisões forem necessárias para procurar possíveis erros de ortografia no texto. É melhor gastar mais tempo com essa tarefa do que enviar um currículo contendo muitos erros.

Além disso, se for enviar currículos para várias empresas, é interessante fazer um currículo específico para cada uma delas, variando a forma do documento e a linguagem.

Recomendado para você
Empregos

RH Eletrobrás – Vagas De Emprego, Envio De Currículo

Empregos

Vagas de Emprego para Motorista Carreteiro pelo Brasil

Empregos

Sine BH Vagas de Emprego

Empregos

Trabalhar em Plataforma de Petróleo

Comentários
  1. Marineide costa oliveira disse:

    QUERO TRABALHAR NA COCA COLA E GRANDE EMPRESA PARA: QUERO MOSTRA MINHA DESEPENHO NA ARIA QUE EU VOU TR\BALHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *