Menu

Curiosidades

Atualizado em 13 de abril de 2012, às 18:35 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curiosidades sobre o Titanic

Após 100 anos de naufrágio, a história do Titanic ainda comove as pessoas e desperta curiosidade a respeito da sua história.
427988 Curiosidades sobre o Titanic 1 Curiosidades sobre o TitanicO Titanic era divulgado como inafundável.

O Titanic começou a ser construído em 1909, mas as suas obras só foram concluídas pouco tempo antes da viagem inaugural. O navio permaneceu apenas quatro dias em alto mar, pois na noite de 14 de abril de 1912 acabou colidindo com um iceberg e afundando. Como não havia botes salva-vidas suficientes para todos os tripulantes, a preferência eram mulheres e crianças.

Mesmo o Titanic defendendo a tese de que era um navio de última geração e ‘inafundável’, ele acabou fracassando na sua primeira expedição e levando todo o luxo de sua estrutura para o fundo do mar. Mais de 1500 pessoas perderam suas vidas com a catástrofe marítima.

427988 Curiosidades sobre o Titanic 2 Curiosidades sobre o TitanicOs destroços do Titanic só foram encontrados em 1985.

Nos anos que se seguiram após a tragédia, houve tentativas para resgatar os destroços do Titanic, mas a tecnologia disponível na época era incapaz de alcançar uma região tão funda no oceano. Por muito tempo acreditou-se que o Titanic estaria perdido para sempre nas águas do Atlântico. Até que em 1985, um grupo de cientistas americanos e franceses, encontrou os destroços do transatlântico a 4 quilômetros de profundidade.

Com o Titanic completando 100 anos de naufrágio, vale a pena relembrar algumas curiosidades a respeito do navio que afundou no Oceano Atlântico.

Curiosidades sobre o Titanic

• O navio se partiu em duas partes antes de afundar.

• Se o iceberg tivesse sido avistado 30 segundos antes, não aconteceria a colisão.

• O livro Futilidade, escrito por Morgan Robertson em 1898 narrava a história de um navio como o Titanic, considerado inafundável, mas que acabou naufragando numa fria noite de abril. A obra possui semelhanças incontestáveis com a história real do transatlântico que afundou em 1912.

• Se os vigias do navio usassem binóculos, poderiam ter visto o iceberg e evitado a tragédia.

• No interior do navio havia uma grandiosa escadaria, com 18 metros de altura e 5 de largura.

• O Titanic foi o primeiro navio da história mundial a ter piscina aquecida.

• A busca por corpos foi encerrada dois meses depois da tragédia.

• A viagem inaugural do Titanic foi cancelada várias vezes.

• Millvina Dean, última sobrevivente do Titanic, morreu em 2009, mas ela não tinha lembranças da viagem, já que na época contava com apenas dois meses de idade.

• A última sobrevivente com recordações da tragédia foi Eva Hart, que no ano de 1912 tinha sete anos de idade. Ela faleceu em 1996.

•O filme Titanic, do cineasta James Cameron, permaneceu sendo o filme de maior arrecadação da história durante 12 anos.

427988 Curiosidades sobre o Titanic Curiosidades sobre o TitanicO único filme a superar o sucesso de bilheteria do Titanic foi Avatar.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.