Bem Estar

Cuidados ao tosar pelo de cachorro

Pelagem densa e embaraçada abafam a pele e aumentam o surgimento de fungos, micoses e dermatites, que podem acarretar a queda total dos pelos. A tosa além de prevenir doenças de pele, falhas na pelagem ainda age contra doenças ocasionadas por pulgas e carrapatos. A seguir confira alguns cuidados ao tosar o pelo do cachorro:

Saúde em primeiro lugar

Animais com pelagem longa devem ser escovados todos os dias. (Foto Divulgação)

Além da tosa, a escovação é um dos cuidados mais importantes para a saúde do seu animal. Além de remover o pelo solto, a escovação espalha a gordura da pele, deixando a pelagem mais macia e brilhante. Além disso ela gera uma irrigação sanguínea que melhora a circulação e ativa o sistema imunológico.

Confira ainda: Curso de banho e tosa gratuito online

Animais com pelagem longa devem ser escovados todos os dias. Já aqueles que possuem pelagem curta, uma vez na semana é o suficiente.

Tosa higiênica

A tosa é um dos principais cuidados para manter a saúde do seu cãozinho. Ela assegura a limpeza da região genital, das patas e no caso dos machos da barriga também. Para tosar o animal você vai precisar de uma tesoura e uma lâmina.

É importante realizar o procedimento em um lugar seguro para assegurar que você não irá machucar o cachorro. Evite colocá-lo em locais altos, já que ele pode tentar fugir e cair no chão.

Além da tosa, a escovação é um dos cuidados mais importantes para a saúde do seu animal. (Foto Divulgação)

Comece dando um banho no animal e depois com o pelo limpo comece a tosa. Independentemente do tipo de pelagem é preciso tosar os pelos que ficam embaixo das patas, já que estes podem fazer o animal escorregar. Como o acúmulo de sujeira no local pode acarretar infecções, os pelos da região genital também devem ser aparados.

Veja também: Máquina de tosar cachorro, preço

A tosa é um dos principais cuidados para manter a saúde do seu cãozinho (Foto Divulgação)

Caso o animal tiver uma pelagem muito densa, dificilmente vai ser possível fazer a tosa com tesoura e lamina. Nesse caso vai ser preciso de uma boa máquina de tosa. Pergunte ao seu veterinário qual modelo é o mais indicado para o seu cachorro.

Para garantir o cuidado na hora da tosa, a dica é fazer um curso. Cursos de como fazer uma tosa geralmente não duram mais que dois dias e possuem um custo benefício muito bom. Alguns inclusive são totalmente grátis.

Leia mais:  Curso de banho e tosa de cães

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Cama de Casal, escolha a cama ideal para você

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *