Menu

Serviços

Atualizado em 21 de janeiro de 2013, às 12:48 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > CRF FGTS: serviços ao cidadão

O site da Caixa possui muitos serviços ao cidadão e as empresas, incluindo consultas do CRF.

O Fundo de Garantia (FGTS) é um direito assegurado por lei a todo trabalhador que possui carteira de trabalho assinada. Estar regular perante o FGTS é condição obrigatória para que o empregado possa ter alguns direitos assegurados por órgãos da Administração Pública e até benefícios com instituições oficiais de crédito. A Consulta da Regularidade do Fundo de Garantia (CRF) pode ser feita por meio do site da Caixa Econômica Federal (clique aqui).

Leia mais sobre: FGTS – consulta saldo, extrato

569269 Currículos prontos para preencher download 01 CRF FGTS: serviços ao cidadãoConsulte o seu Fundo de Garantia (Foto: Divulgação)

Como consultar o CRF?

Para consultar o CRF, depois de acessar o portal eletrônico da Caixa no campo indicado é preciso informar a Inscrição da Empresa, CNPJ ou CEI, com 14 ou 12 posições, respectivamente, incluindo o dígito verificador, sem separadores, e deixe em branco a UF. Feito isso, basta clicar no botão “Consultar”. Para efetuar a pesquisa pelo CNPJ básico, oito dígitos, informe também a UF do estabelecimento.

Quem pode ter o CRF?

Os empregadores cadastrados no sistema do Fundo de Garantia, identificados a partir de inscrição efetuada no CNPJ ou do CEI, desde que estejam pagando corretamente FGTS podem emitir esse certificado a qualquer momento. Não é preciso ir a agência da Caixa para consultar a regularidade do CRF, pois você pode fazer isso por meio do site da Caixa. O certificado tem validade de 30 dias a partir da data de sua emissão.

Saiba mais sobre: FGTS para reforma: como usar

569269 CRF FGTS serviços ao cidadão 01 CRF FGTS: serviços ao cidadãoVeja o CRF no site da caixa (Foto: Divulgação)

A empresa pode ter CRF para a sua matriz e também para as suas filiais?

Uma dúvida recorrente sobre o assunto é se o empregador pode ter o CRF para as filiais e outro para a matriz da companhia. De acordo com o site da Caixa Econômica Federal isso é possível, pois o CRF da matriz está condicionado à sua regularidade e à de suas filiais, bem como o certificado das filiais está condicionado à regularidade da matriz.

A Caixa Econômica criou um campo para responder todas as dúvidas dos empregadores sobre o CRF. Acesse esse portal eletrônico para saber mais sobre o assunto. O cidadão que quiser fazer consultas sobre o seu saldo de Fundo de Garantia também pode fazer isso por meio do site da Caixa, mas é preciso ter uma senha cadastrada na agência.