Como Resgatar o Saldo do FGTS – Passo a Passo

O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, foi criado na década de 60 para a proteção do trabalhador. Ele deve ser depositado na Caixa Econômica Federal pelo empregador no início de cada mês e corresponde a 8% do salário do funcionário. Todo trabalhador com carteira assinada tem um saldo do FGTS em sua conta, saiba como sacar o valor do fundo de garantia.

As metas do Fundo de Garantia são: formar um fundo para indenizar os trabalhadores, possibilitar aos funcionários um patrimônio através da estabilidade empregatícia, permitir um aumento real da renda de cada trabalhador, permitindo o acesso à casa própria e a formação de um fundo para recursos de financiamentos de programas de casas populares, saneamento básico e infraestrutura urbana.

Como Resgatar o Saldo do FGTS

O Fundo de Garantia é um depósito para necessidades futuras (Foto: Reprodução)

Como Resgatar o Saldo do FGTS

Todos os trabalhadores com contrato regido pela CLT, Consolidação das Leis de Trabalho, têm direito ao Fundo de Garantia. Os trabalhadores rurais, os safreiros, os atletas profissionais, os funcionários temporários e os avulsos também recebem o benefício. Já o diretor não empregado e o empregado doméstico podem recebê-lo de acordo com a vontade do empregador.

Quando posso sacar o FGTS ?

O FGTS pode ser resgatado em diversas situações: demissão sem justa causa, término do contrato de trabalho com tempo pré-determinado, rescisão de contrato por parcial ou total extinção da empresa, rescisão de contrato por culpa do empregado e do empregador, aposentadoria, perda de imóvel causada por desastre natural, suspensão do trabalho avulso, morte do empregado, trabalhador com 70 anos ou mais, trabalhador ou dependente portador do HIV (AIDS), de câncer ou de doença muito grave, para a aquisição da casa própria, para liquidar ou amortizar dívidas ou prestações de financiamentos habitacionais, conta sem depósito por 3 anos seguidos desde que o afastamento tenha acontecido até 13 de julho de 1990 ou empregado fora do FGTS por 3 anos desde que o afastamento tenha ocorrido a partir de 14 de julho de 1990.

Como Resgatar o Saldo do FGTS 1

O resgate do Fundo de Garantia deve ser feito na Caixa Econômica Federal (Foto: Reprodução)

Como Resgatar meu FGTS ?

Para fazer o resgate do Fundo de Garantia, é preciso:

  1. Que o empregador solicite o saque à Caixa em até 5 dias úteis quando houve rescisão do contrato de trabalho;
  2. Para isso, deve ser utilizado o canal eletrônico Conectividade Social e, após apresentados os documentos exigidos;
  3. O benefício pode ser retirado em até 5 dias úteis.

Nos outros casos, o trabalhador ou o seu representante solicita o saque em alguma agência da Caixa ou em banco conveniado. É necessário levar toda a documentação pedida para a situação particular de cada trabalhador. Em todos os casos, entretanto, é preciso o RG, o CPF, a Carteira de Trabalho do beneficiário e o número de inscrição no PIS/PASEP. Após 5 dias, o dinheiro pode ser sacado.

O saque pode ser feito em lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, em postos de atendimento eletrônico ou nas salas de autoatendimento das agências da Caixa caso o benefício seja de até R$600,00. Para valores maiores, ele deve ser feito somente nas agências da Caixa ou no banco conveniado onde foi realizada a solicitação do saque.

Como Resgatar o Saldo do FGTS 2

A carteira assinada garante o Fundo de Garantia para ser usado no futuro (Foto: Reprodução)

Na hora do saque, é preciso portar o Cartão Cidadão, que pode ser solicitado na Caixa gratuitamente. Registre a sua senha e você pode utilizá-lo também para a verificação do seu saldo.

O Fundo de Garantia é um direito adquirido por todos os trabalhadores. Portanto, se você trabalha, exija do empregador esse benefício, pois ele serve como uma poupança na realização do seu sonho da casa própria, além de servir como um alento em momentos difíceis como a perda da casa em desastres naturais ou em casos de doenças graves.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

5 Comments - Add Comment

Reply