Menu

Serviços

Atualizado em 17 de novembro de 2011, às 20:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta IPVA 2012: tabela, valor

Com o final do ano, os tributos como o IPVA já começam a preocupar os brasileiros. Para saber qual será o valor deste imposto, veja como fazer o cálculo.

324816 Consulta IPVA 2012 tabela valor Consulta IPVA 2012: tabela, valor

Muitas pessoas já até sabem o que vão fazer com o 13º salário – pagar impostos. Por incrível que pareça, o Brasil está entre os países com a maior carga tributária, perdendo até mesmo para países da Europa ou mesmo da América do Norte.  Infelizmente, esse dinheiro vem sendo mal aplicado e por isso acabamos não vendo para onde vai tanto tributo pago.

Entre os impostos de final de ano, está o IPVA- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja , é um imposto pago por quem possui carro e mesmo que o cidadão não o utiliza deve pagá-lo. Ele é um tributo estadual cobrado anualmente, dividido entre o município no qual o carro está licenciado e os cofres públicos, que são empregados em saúde e educação.

Para este ano, a cobrança será feita entre 1% a 6% do valor total do veículo. Porém, nem tudo neste ano parece ser apenas espinhos, já que os valores serão calculados por estados e assim o preço do IPVA teve até uma queda notável. Por isso, fica difícil saber o valor exato a ser pago , já que você deverá calcular em cima da tabela do seu estado. Contudo, para você ter uma noção saiba que todos os estados não poderão cobrar mais de 6% do valor total do carro.

Para você ter uma ideia de quanto irá pagar no veículo é simples. Basta ver o valor total do veículo, por exemplo, calculamos em cima de um veículo comprado neste ano, com valor de 23 mil reais. Então, você deverá achar o 6% deste total, que dará 1.380 reais de IPVA, vale lembrar que este é a porcentagem feita em cima de um modelo popular. Para quem ficou feliz com a queda dos preços,na tabela do ano passado deve estar otimista, já que segundo economistas o valor pode ser mantido ou mesmo poderá aparecer um aumento mínimo.

Alguns estados já estão com o valor prévio divulgado, confira:

Bahia: 2,5% a 3,5%

Minas Gerais: 3,5 a 4%

Rio de Janeiro: 3,5 a 4%

Rio Grande do Sul: 3%

São Paulo: 3% a 4%

Para não perder a data ou mesmo ficar por dentro do valor do seu IPVA procure o Detran, caso o imposto não chegue em sua casa. Outra facilidade dada pelo estado é que este imposto pode ser pago através de uma parcela única ou mesmo dividido. Porém, o pagamento da taxa única oferece ao contribuinte um super desconto, sendo muitas das vezes mais lucrativo para o dono do veículo. Por isso, a melhor coisa a fazer no final do ano é diminuir os gastos com as festas e poupar seu dinheiro para pagar o IPVA e até mesmo o IPTU. Vale lembrar que os valores da tabela estão disponíveis no site do DETRAN de cada estado, com a tabela completa e com os cálculos para 2012. É só acessar o site e ver o valor que você deverá pagar.