Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta de licenciamento

Por Isah -

A consulta de licenciamento é um serviço oferecido que tem como objetivo ajudar o indivíduo a consultar informações sobre o pagamentos e débitos do IPVA do veículo. Ele deve ser realizado todos os anos e para ter controle sobre o valor a ser cobrado é preciso conhecer a variação de impostos e acréscimos de taxas e pagar em dia a taxa de licenciamento.

 

Consulta de licenciamento

 

A taxa de licenciamento do veículo deve ser paga todos os anos, assim como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e outras taxas. Para realizar a consulta de licenciamento e o mês de vencimento do pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

 

O serviço realiza o cálculo de acordo com o número de Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o CPF do proprietário. É muito importante o pagamento do licenciamento do veículo na data correta para evitar transtornos, juros e multas.

 

Licenciamento de veículos

 

O licenciamento é um procedimento obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias públicas. As datas e valores variam por estado e o pagamento pode ser realizado no período estipulado ou no começo do ano juntamente com o IPVA e DPVAT.

 

O valor desta taxa difere entre R$ 50,00 a R$ 150,00 dependendo da região. Para a emissão do novo CLRV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) todos os débitos devem estar quitados, entre eles o IPVA, DPVAT e até mesmo multas de trânsito.

 

Penalidades para o não licenciamento de veículos

 

O licenciamento de veículos é anual e também obrigatório. Para aqueles que não realizarem o pagamento e estivem com o CLRV vencido estará sujeito a multa, apreensão do veículo e perda de pontos na carteira.

 

Por essa razão é importante realizar a consulta e se possível, realizar o pagamento juntamente com o IPVA, assim quitará os débitos para o ano de 2017.

 

Como fazer o licenciamento?

 

O licenciamento de veículos pode ser feito online pela internet ou presencialmente. Por exemplo, no estado de São Paulo é possível realizar esse tipo de serviço no Poupatempo ou nos postos de atendimento do Detran com a opção de receber o documento atualizado pelos correios. Também, algumas cidades oferecem o serviço no Ciretran.

 

É importante lembrar que os veículos de órgãos públicos e entidades são isentos do pagamento do licenciamento anual.

 

Também não é possível licenciar um veículo com débitos e multas em aberto. É preciso quitar todas as dívidas.

 

Como pesquisar as datas licenciamento SP?

 

Você pode pesquisar todas as informações no site do Detran – SP e clicar em “Licenciamento anual”, que pode ser realizada presencialmente ou via Correios. Também há a opção para veículos movidos a gás natural GNV ou de entidades e órgãos oficiais.

 

Os prazos são referentes ao último número da placa do veículo.

 

Final da placa: 1 | Prazo para a renovação: Abril;

Final da placa: 2 | Prazo para a renovação: Maio;

Final da placa: 3 | Prazo para a renovação: Junho;

Final da placa: 4 | Prazo para a renovação: Julho;

Final da placa: 5 e 6 | Prazo para a renovação: Agosto;

Final da placa: 7 | Prazo para a renovação: Setembro;

Finalda placa: 8 | Prazo para a renovação: Outubro;

Final da placa: 9 | Prazo para a renovação: Novembro;

Final da placa: 0 | Prazo para a renovação: Dezembro.

 

Se você não é do Estado de São Paulo consulte na página do Detran e fique atento as datas e valores do licenciamento dos veículos para o ano de 2017.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL