Serviços

Consulta de licenciamento

Por Isah

A consulta de licenciamento é um serviço oferecido que tem como objetivo ajudar o indivíduo a consultar informações sobre o pagamentos e débitos do IPVA do veículo. Ele deve ser realizado todos os anos e para ter controle sobre o valor a ser cobrado é preciso conhecer a variação de impostos e acréscimos de taxas e pagar em dia a taxa de licenciamento.

 

Consulta de licenciamento

 

A taxa de licenciamento do veículo deve ser paga todos os anos, assim como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e outras taxas. Para realizar a consulta de licenciamento e o mês de vencimento do pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

 

O serviço realiza o cálculo de acordo com o número de Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o CPF do proprietário. É muito importante o pagamento do licenciamento do veículo na data correta para evitar transtornos, juros e multas.

 

Licenciamento de veículos

 

O licenciamento é um procedimento obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias públicas. As datas e valores variam por estado e o pagamento pode ser realizado no período estipulado ou no começo do ano juntamente com o IPVA e DPVAT.

 

O valor desta taxa difere entre R$ 50,00 a R$ 150,00 dependendo da região. Para a emissão do novo CLRV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) todos os débitos devem estar quitados, entre eles o IPVA, DPVAT e até mesmo multas de trânsito.

 

Penalidades para o não licenciamento de veículos

 

O licenciamento de veículos é anual e também obrigatório. Para aqueles que não realizarem o pagamento e estivem com o CLRV vencido estará sujeito a multa, apreensão do veículo e perda de pontos na carteira.

 

Por essa razão é importante realizar a consulta e se possível, realizar o pagamento juntamente com o IPVA, assim quitará os débitos para o ano de 2017.

 

Como fazer o licenciamento?

 

O licenciamento de veículos pode ser feito online pela internet ou presencialmente. Por exemplo, no estado de São Paulo é possível realizar esse tipo de serviço no Poupatempo ou nos postos de atendimento do Detran com a opção de receber o documento atualizado pelos correios. Também, algumas cidades oferecem o serviço no Ciretran.

 

É importante lembrar que os veículos de órgãos públicos e entidades são isentos do pagamento do licenciamento anual.

 

Também não é possível licenciar um veículo com débitos e multas em aberto. É preciso quitar todas as dívidas.

 

Como pesquisar as datas licenciamento SP?

 

Você pode pesquisar todas as informações no site do Detran – SP e clicar em “Licenciamento anual”, que pode ser realizada presencialmente ou via Correios. Também há a opção para veículos movidos a gás natural GNV ou de entidades e órgãos oficiais.

 

Os prazos são referentes ao último número da placa do veículo.

 

Final da placa: 1 | Prazo para a renovação: Abril;

Final da placa: 2 | Prazo para a renovação: Maio;

Final da placa: 3 | Prazo para a renovação: Junho;

Final da placa: 4 | Prazo para a renovação: Julho;

Final da placa: 5 e 6 | Prazo para a renovação: Agosto;

Final da placa: 7 | Prazo para a renovação: Setembro;

Finalda placa: 8 | Prazo para a renovação: Outubro;

Final da placa: 9 | Prazo para a renovação: Novembro;

Final da placa: 0 | Prazo para a renovação: Dezembro.

 

Se você não é do Estado de São Paulo consulte na página do Detran e fique atento as datas e valores do licenciamento dos veículos para o ano de 2017.

Recomendado para você

Serviços

Como Encontrar uma Pessoa pelo Nome

Serviços

Alô Negócios Curitiba

Serviços

Advogado Gratuito em Campinas

Serviços

Purificador de Água Europa Preços

Comentários

Uma resposta para “Consulta de licenciamento”

  1. maria gorete de lima disse:

    gotaria de receber uma resposta recebi um comunicado cadin pois nao sei do que se trata posso resolver atraves do imail por favor preciso de resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *