Menu

Serviços

Atualizado em 1 de novembro de 2013, às 9:05 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA?

Os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista podem ser usados para realizar o pagamento do IPVA, desde que estejam registrados no mesmo CPF.

A Nota Fiscal Paulista é um recurso que contribui com o estado, com os estabelecimentos e com consumidores finais. O programa propõe que, a cada compra registrada, o consumidor receba de volta parte dos impostos embutidos na mercadoria. O crédito corresponde até 7,5% do valor da nota fiscal da compra.

663496 Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA?Os créditos da nota podem ser usados para pagar o IPVA. (Foto:Divulgação)

O acúmulo de créditos na Nota Fiscal Paulista é possível a partir do momento em que o consumidor se cadastra no programa. Depois, em cada compra que realizar, ele precisa informar o CPF para que os valores sejam compensados.

Os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista podem ser usados de diferentes formas. O consumidor pode optar por receber o dinheiro na sua conta ou também usar os valores para outros fins, como o pagamento de impostos, doações e transferências para outro CPF.

Créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA: como usar?

O dinheiro da Nota Fiscal Paulista pode ser usado para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Esta opção só fica disponível no sistema nos meses de setembro e outubro de cada ano.

Para fazer o pagamento do IPVA, o consumidor deve entrar no site da Nota Fiscal Paulista com o usuário e a senha. Na página seguinte, ele precisa digitar o número do Renavam do veículo cujo imposto será pago.

663496 Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA 1 Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA?A utilização do crédito para pagar o IPVA se dá através da internet. (Foto:Divulgação)

O consumidor tem a opção de usar os seus créditos para pagar apenas parte do IPVA ou o valor inteiro do imposto. É importante lembrar também que a transação só será efetuada se o CPF do usuário for condizente com o CPF do proprietário do veículo. Quem tem bastante saldo na Nota Fiscal Paulista pode fazer o pagamento do IPVA de dois veículos ou mais que estão registrados no seu nome.

Nesta quinta-feira (31) chega ao fim o prazo para utilizar o crédito da Nota Fiscal Paulista no pagamento do IPVA 2014. De acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado, R$ 20.769.751,85 em créditos da nota foram empregados no IPVA 2014 até a última semana por 105 mil consumidores.

Em 2012, 181.354 consumidores realizaram a solicitação para pagar o IPVA 2013 com os créditos acumulados na nota. Os valores movimentados para quitar o imposto contabilizaram 36,9 milhões de reais.

Para pagar o IPVA com créditos da Nota Fiscal Paulista, acesse www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

Sobre a Nota Fiscal Paulista

663496 Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA 2 Como utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA?A Nota Fiscal Paulista oferece benefícios para consumidores e lojistas. (Foto:Divulgação)

A Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa do estado de São Paulo que visa combater a sonegação de impostos. O programa, que existe desde 2007, está presente em vários setores, como alimentação, combustíveis, artigos esportivos, lojas de variedade, saúde e beleza, material de construção, artigos para animais, entre outros.