Menu

Serviços

Atualizado em 30 de abril de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Limpar Prata com Bicarbonato

limpeza caseira da prata 03 Como Limpar Prata com Bicarbonato

Atualmente, existem diversas maneiras de se limpar prata de modo prático, rápido e, principalmente, sem envolver um custo elevado de materiais ou de serviço. Muitos websites comentam quais são as melhores maneiras para realizar esta tarefa, no entanto, não há como dizer que uma ação é a mais benéfica, e, sim, um conjunto de práticas a respeito das jóias pode permitir, não somente uma vida longa aos acessórios prateados, como também uma facilidade maior no momento da limpeza. Separando um conjunto de instruções para isso, segue abaixo uma lista contendo dicas de como manter suas pratas sempre limpas e brilhantes.

Primeiro de tudo, a maneira como você mantém guardadas suas pratas. Muitas pessoas “amontoam” ou mantêm juntas todas as suas jóias, em caixas, baús ou outros recipientes, no intuito de adicionar praticidade ao momento de utilizá-las. Isso, no entanto, é uma das ações que não condiz com o bom armazenamento da prata. Uma jóia deve sempre estar guardada em compartimentos acondicionados ou em sacos plásticos, com o objetivo de manter as peças sem contando com o ar, para manter o brilho. Muitas lojas oferecem caixas específicas para esta função.

E, em se tratando de brilho, é normal que a prata perca um pouco ao decorrer do tempo. Segundo o site da loja virtual Só Prata (www.soprata.com.br), a conhecida oxidação, que escurece o material da jóia, ocorre porque é utilizado outros componentes para a produção da prata. Em contato com o ar ao longo do tempo, este escurecimento ocorre, mas não compromete a qualidade do material. Não importa o quanto uma jóia prateada é utilizada, a oxidação vai acontecer até mesmo em peças que nunca foram usadas. No entanto, procure evitar o contato da jóia com produtos químicos do cotidiano como cosméticos e produtos de limpeza.

No processo de limpeza, várias versões são utilizadas, no entanto, a feita com bicarbonato de sódio é uma das mais comentadas. Ainda, dentro deste processo, muitas outras versões são comentadas. Não há, claro, uma apenas que garanta o melhor funcionamento, no entanto, todas podem apresentar resultados bastante favoráveis. Uma destas soluções é a combinação de água (aproximadamente um litro) em temperatura ambiente, três colheres de sopa de sal e outras três de bicarbonato de sódio, tudo em um recipiente. A esta mistura, é posto um pedaço de papel alumínio, todo coberto pela água. A solução promete renovar o brilho da prata sem mais esforços.

Outra prática parecida é a utilização de cerca de um litro de água quente, uma colher de sal e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, também com um pedaço de papel alumínio. No entanto, aqui você deve ferver tudo por dois ou três minutos e limpar a prata com o pano. Outras práticas afirmam ser necessária somente a utilização de uma pasta de bicarbonato de sódio e água.

Alguns vídeos mostram como limpar a prata de modo caseiro, porém, é importante saber que qualquer limpeza de prata envolvendo bicarbonato de sódio, envolve o risco de danificar a peça.

Para tentar conservar a prata, procure manter práticas cuidadosas como, para as peças utilizadas com menor frequência, você deve limpá-las imediatamente após sua exposição e, para guardar, armazená-las em uma localidade longe de umidade, envolvidas com papel toalha. Já as peças mais utilizadas, que serão frequentemente mais expostas, a oxidação será mais comum, podendo ser necessário um novo polimento.

Uma dica importante é que você evite usar limpadores abrasivos, pois esta prática pode danificar as jóias em prata.