Menu

Comportamento

Atualizado em 11 de fevereiro de 2013, às 8:57 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como lidar com pessoas bipolares

O transtorno bipolar é um problema que acomete várias pessoas em todo o mundo. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com pessoas bipolares.

Conviver com pessoas que pela manhã acordam sorrindo e te amando, porém quando chega a tarde, para ela, você vira o bicho de sete cabeças e desperta ódio e tristeza. Essas são características comuns em pessoas bipolares, pois uma hora está bem e outras não. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com pessoas bipolares.

578072 No transtorno bipolar uma hora a pessoa está bem e outra não. Foto divulgação Como lidar com pessoas bipolares No transtorno bipolar uma hora a pessoa está bem e outra não. (Foto: divulgação)

Transtorno Bipolar

No Transtorno Bipolar, o indivíduo apresenta episódios de mania, alternado com episódios de depressão. Porém, as fases maníacas não precisam ser seguidas por fases depressivas. Existem pessoas que nunca apresentam fases depressivas e há deprimidos que só apresentam uma fase maníaca, enquanto as fases depressivas são grandes.

Esse transtorno atinge 0,5% da população e se caracteriza por dois quadros, sendo a mania e depressão. Esses quadros aparecem alternados e raramente de forma mista. O transtorno acomete em média pessoas com 30 anos. Observa-se de cerca de 50% das pessoas com transtornos bipolares apresentam também distúrbios de humor.

578072 Incentive o bipolar a procurar ajuda médica. Foto divulgação Como lidar com pessoas bipolares Incentive o bipolar a procurar ajuda médica. (Foto: divulgação)

Veja também transtorno bipolar, sintomas e tratamentos 

Como lidar com pessoas bipolares

1. Os sintomas apresentados estão relacionados com a doença, e esse problema não define a pessoa em geral. Ajudar uma pessoa a enfrentar a crise envolve compaixão, paciência e sensibilidade;

2. O ideal é oferecer atenção para o bipolar, manter o contato visual, evitando deixá-lo inquieto ou conte-lo;

3. Procure ouvir sem interromper ou tentar conduzir a conversa. Quando ouvir, faça breves comentários, para confirmar se os entendeu direito. O fato de estar no mesmo local pode mostrar seu apoio, independente de conversar com ela ou não;

4. Segure nas mãos ou toque gentilmente o braço dessa pessoa, caso ela esteja aberta ao contato físico. Seja amigo, oferecendo um ombro para ela chorar. Abraçar também é uma ótima dica;

5. Procure dizer somente palavras que ajudam como “estou preocupado com você’’, “ sinto muito que esteja sofrendo”,  “eu te amo e não o deixarei só”. Essas palavras fazem com que o bipolar se sinta mais seguro;

6. Evite palavras que machucam, como “você é louco”, “você é preguiçoso e irresponsável”, “você não pensa nos outros”. Essa atitude pode fazer com que o bipolar pense que você não gosta dele e pode piorar ainda mais a situação.

578072 Seja paciente e procure dizem palavras de segurança para o bipolar. Foto divulgação Como lidar com pessoas bipolares Seja paciente e procure dizem palavras de segurança para o bipolar. (Foto: divulgação)

Veja também transtorno bipolar, como identificar, sintomas

O transtorno bipolar é um problema muito sério que pode interferir na forma como um indivíduo se relaciona com outras pessoas. Geralmente, está acompanhado de quadros depressivos. É preciso que os familiares e amigos ajudem essa pessoa a lidar com a situação da melhor forma possível. Procurar ajuda de um médico psiquiatra para o tratamento é muito importante.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.