Search

Como lidar com pessoas bipolares

O transtorno bipolar é um problema que acomete várias pessoas em todo o mundo. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com pessoas bipolares.
Google plus

Conviver com pessoas que pela manhã acordam sorrindo e te amando, porém quando chega a tarde, para ela, você vira o bicho de sete cabeças e desperta ódio e tristeza. Essas são características comuns em pessoas bipolares, pois uma hora está bem e outras não. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com pessoas bipolares.

No transtorno bipolar uma hora a pessoa está bem e outra não. (Foto: divulgação)

Transtorno Bipolar

No Transtorno Bipolar, o indivíduo apresenta episódios de mania, alternado com episódios de depressão. Porém, as fases maníacas não precisam ser seguidas por fases depressivas. Existem pessoas que nunca apresentam fases depressivas e há deprimidos que só apresentam uma fase maníaca, enquanto as fases depressivas são grandes.

Esse transtorno atinge 0,5% da população e se caracteriza por dois quadros, sendo a mania e depressão. Esses quadros aparecem alternados e raramente de forma mista. O transtorno acomete em média pessoas com 30 anos. Observa-se de cerca de 50% das pessoas com transtornos bipolares apresentam também distúrbios de humor.

Incentive o bipolar a procurar ajuda médica. (Foto: divulgação)

Veja também transtorno bipolar, sintomas e tratamentos 

Como lidar com pessoas bipolares

1. Os sintomas apresentados estão relacionados com a doença, e esse problema não define a pessoa em geral. Ajudar uma pessoa a enfrentar a crise envolve compaixão, paciência e sensibilidade;

2. O ideal é oferecer atenção para o bipolar, manter o contato visual, evitando deixá-lo inquieto ou conte-lo;

3. Procure ouvir sem interromper ou tentar conduzir a conversa. Quando ouvir, faça breves comentários, para confirmar se os entendeu direito. O fato de estar no mesmo local pode mostrar seu apoio, independente de conversar com ela ou não;

4. Segure nas mãos ou toque gentilmente o braço dessa pessoa, caso ela esteja aberta ao contato físico. Seja amigo, oferecendo um ombro para ela chorar. Abraçar também é uma ótima dica;

5. Procure dizer somente palavras que ajudam como “estou preocupado com você’’, “ sinto muito que esteja sofrendo”,  “eu te amo e não o deixarei só”. Essas palavras fazem com que o bipolar se sinta mais seguro;

6. Evite palavras que machucam, como “você é louco”, “você é preguiçoso e irresponsável”, “você não pensa nos outros”. Essa atitude pode fazer com que o bipolar pense que você não gosta dele e pode piorar ainda mais a situação.

Seja paciente e procure dizem palavras de segurança para o bipolar. (Foto: divulgação)

Veja também transtorno bipolar, como identificar, sintomas

O transtorno bipolar é um problema muito sério que pode interferir na forma como um indivíduo se relaciona com outras pessoas. Geralmente, está acompanhado de quadros depressivos. É preciso que os familiares e amigos ajudem essa pessoa a lidar com a situação da melhor forma possível. Procurar ajuda de um médico psiquiatra para o tratamento é muito importante.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Roberto Alves da silva
    Publicado em 24/07/2014 às 2:24 AM [+]

    A pessoa que vive com o transtorno bipolar se sujeita a enfrentar uma sociedade preconceituosa, onde a falta de conscientização, e interesse da própria sociedade se limita em respeito as diferenças. a inclusão social, se faz necessário que o portador de transtorno bipolar seja tratado com respeito, igualdade no mercado de trabalho e que sejam aprovadas novas leis que beneficiem aqueles que por sua incapacidade relativa possa também fazer parte no desenvolvimento do pais, não somente vistos como alguém sem valor sem capacidade e sim vistos como seres humanos capazes de mudar de incorporar viver criar amar.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top