Menu

Serviços

Atualizado em 14 de outubro de 2012, às 8:12 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer cadastro no Ibama para criar pássaros

Se você pretende se tornar um criador de pássaros, não deixe de fazer o cadastro junto ao Ibama, para não ter nenhum problema com a justiça. A inscrição é feita pela internet e deve ser homologada pessoalmente.

O Brasil possui uma das faunas mais ricas do mundo, atraindo a atenção de milhares de pessoas que desejam ter alguns animais em casa. Entre eles, os pássaros certamente figuram na lista de preferência, devido ao seu belo colorido e também aos cantos de algumas espécies.

526950 como fazer cadastro no ibama para criar passaros Como fazer cadastro no Ibama para criar pássarosPara criar pássaros de forma legal, é preciso se cadastrar junto ao Ibama (Foto: Divulgação)

Porém, capturar aves ou qualquer outro tipo de animal silvestre na natureza, para mantê-los como animais de estimação é ilegal e está sujeito a algumas penalizações para quem for flagrado nessas situações.

Para quem adora os pássaros e quer criá-los, seja em casa, como hobby, ou para comercializá-los, a opção é se cadastrar no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), adquirindo a licença, por parte do governo, para que possa criar pássaros de forma legal.

Conheça os Serviços Online Ibama

Cadastro no site do Ibama

526950 como fazer cadastro no ibama para criar passaros 1 Como fazer cadastro no Ibama para criar pássarosO primeiro passo é preencher o formulário no site da Ibama. Depois, é preciso comparecer a uma unidade do Ibama para homologar a inscrição (Foto: Divulgação)

Para fazer o cadastro no Ibama para criar pássaros, o primeiro passo é acessar o site www.ibama.gov.br e clicar no link “Serviços”. Na página de serviços, procure pelo menu “Cadastro”, escolha “Pessoa Física” e depois “Novo”. Na nova página, estará disponível o formulário de cadastro, que deve ser preenchido com os dados do interessado (nome, endereço, documentos, telefones, e-mail, etc).

Vale lembrar que esse cadastro é para a finalidade de criação amadorista, para participação em torneios de canto e a transferência de pássaros entre criadores. Para quem vai criar pássaros com a finalidade de comercialização, é necessário fazer outro tipo de cadastro.

Depois que preencher o cadastro no site do Ibama, é preciso comparecer a uma unidade do órgão (confira os endereços no site da instituição) para homologar a sua inscrição, levando documento oficial de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Homologado o cadastro, o criador poderá emitir o boleto de licença no SISPASS e, após o pagamento, estará autorizado para começar a criação.

A licença de criador tem validade do dia 1º de agosto ao dia 31 de julho do ano subsequente.

Saiba mais sobre o sistema: SISPASS – Relação de pássaros

Informações importantes sobre a criação de pássaros

526950 como fazer cadastro no ibama para criar passaros 2 Como fazer cadastro no Ibama para criar pássarosA licença de criador deve ser obtida antes de adquirir os pássaros (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que o interessado em criar pássaros deve obter a licença de criador antes de adquirir as aves. Elas devem ter origem legal, ou seja, compradas de outros criadores amadoristas ou de criadores comerciais, que estejam regularizados junto ao Ibama.

Vale ressaltar também que a licença de criador não serve para regularizar pássaros capturados da natureza ou para aqueles que não tenham origem legal comprovada.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ibama, através do telefone (61) 3316-1677 ou pelo formulário de solicitação de auxílio.

Fonte: Ibama