Menu

Notícias

Atualizado em 21 de dezembro de 2011, às 7:50 por Editorial
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como cultivar planta pata de elefante

Cultivar a planta pata de elefante é simples. Basta ter os cuidados adequados para ficarem lindas!
359189 planta pata de elefante Como cultivar planta pata de elefante Planta pata de elefante é a preferida dos paisagistas (Foto: Divulgação)

 

A pata de elefante é considerada pelos jardineiros e paisagistas uma planta arbustiva muito semelhante às palmeiras. Em sua fase adulta podem alcançar de 3 a 5 metros de altura, possuem um tronco ornamental e uma raiz extremamente larga para que possa armazenar água, o que dá a ela a principal característica que a difere das palmeiras, além de ser capaz de sobreviver por um longo período de estiagem.

É uma planta que faz muito sucesso no paisagismo de jardins, porém, tem sido usada também em vasos para a decoração de ambientes internos. Aprenda a como cultivá-la de maneira correta:

 

359189 muda pata de elefante Como cultivar planta pata de elefante Adquira as mudas da planta em viveiros (Foto: Divulgação)

Como plantar

Se optar por plantá-la em vasos o crescimento certamente será lento e não será necessária a troca do vaso, pois ela tem a capacidade de se adaptar ao tamanho do recipiente, entretanto, deve ser plantada logo em sua fase jovem para que as raízes fiquem bem apertadas. No caso dos jardins é indicado cultivá-las em grupos pequenos com uma distância boa entre elas, por isso, o jardim deve ter um bom espaço, pois quando crescerem irão ficar bem grande, com um aspecto bem diferente. Após escolher o local, lembre-se que as melhores mudas são encontradas em viveiros e para um bom desenvolvimento da planta use substrato ou adubo artificial para cactos.

 

359189 pata de elefante em vasos Como cultivar planta pata de elefante A planta deve ter luz solar direta (Foto: Divulgação)

Iluminação

A pata de elefante cresce tanto em locais com muita luminosidade como também com pouca luminosidade, entretanto, é uma p, que necessita de pelo menos um, pouco de luz solar direta.

 

359189 jardim de pata de elefante Como cultivar planta pata de elefante A pata de elefante deve ser regada um vez ao mês (Foto: Divulgação)

Como regar

Os maiores problemas em sua aparência e apodrecimento das raízes aparecem por conta das regas em excesso, afinal são plantas que absorvem toda a água para sobreviver em estações de seca e estiagem e, por conta disso, não precisam ser regadas com frequência. O ideal é deixar o solo secar bem antes de regar novamente. É uma planta que pode ficar sem ser regada por até um mês seguido e o indicado é cultivá-la em um solo mais seco, que não deixe a planta suscetível ao apodrecimento da raiz.

É uma planta que possui longevidade, podendo chegar até os 300 anos, desde que seja cultivada em condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL