Search

Coleta seletiva: como separar o lixo

A coleta seletiva é muito importante para a manutenção do meio ambiente. Por isso, não deixe de fazê-la.
Google plus

Com a coleta seletiva, haverá menos danos ao meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Com a modernidade, houve muitos benefícios para a humanidade, que passou a desfrutar de mais conforto e comodidade. Entretanto, com ela, também vieram alguns problemas, sendo o principal deles o acúmulo de lixo. Portanto, é preciso aprender a separar o lixo para a coleta seletiva, pois esse é o melhor modo de garantirmos a sobrevivência do planeta.

O objetivo da coleta seletiva é fazer com que materiais como plástico, vidro, metal e papel sejam reutilizados, evitando assim, a extração da matéria-prima da natureza, que já está tão deteriorada e o acúmulo de lixo nos aterros sanitários.

O tempo estimado para que o plástico seja decomposto no solo é de 450 anos; o do metal, de 100 anos; o do vidro, 4 mil anos e o do papel, 3 meses. Portanto, como a produção desses materiais não para, haverá um momento em que os aterros sanitários não suportarão tanto lixo. Sendo assim, a população deve se conscientizar sobre a importância da coleta seletiva.

Tenha um lixo para materiais orgânicos e outro para recicláveis. (Foto: Divulgação)

Para fazê-la, tenha em sua casa um lixo úmido para depositar todo o material orgânico como restos de alimentos e outro para o material seco como vidro, plástico, metal e papel. Se na sua cidade houver um programa de coleta seletiva, informe-se sobre os dias da semana em que o caminhão passa e então deixe o lixo seco separado para facilitar a sua coleta. No entanto, se não houver, há supermercados, shoppings e outros comércios que recolhem o lixo reciclável.

Antes de jogar o lixo seco, escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens, lavando-as com água corrente e deixando-as secar ao ar livre. Quando possível, dobre-as para que ocupem menos espaço, facilitando o seu transporte. Retire as rolhas e as tampas feitas de materiais diferentes aos das embalagens. Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados e precisam estar secos para poderem ser reutilizados. Os vidros quebrados devem ser embrulhados em papel grosso ou serem colocados em caixas para evitarem acidentes. As garrafas e frascos não podem ser misturados aos vidros planos.

Se todos se unirem nessa luta, teremos um mundo mais saudável e sustentável. (Foto: Divulgação)

Além desses materiais, o óleo de cozinha e as pilhas e baterias também precisam de cuidados especiais na hora de serem descartados. Acumule o óleo utilizado em uma garrafa para que ele seja jogado em local apropriado. Geralmente, os supermercados recolhem esse material. Quanto às pilhas e baterias, deposite-as em lojas e supermercados que as recolhem.

Não deixe de separar o lixo da sua casa, pois assim, você estará contribuindo para que o nosso meio ambiente sobreviva para as próximas gerações. Portanto, conscientize todos que puder sobre a coleta seletiva e a sua importância, porque somente assim, teremos um mundo melhor e mais saudável.

Leia também:  Vamos todos reciclar, dicas de reciclagem, por que reciclar


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top