Menu

Sustentabilidade

Atualizado em 7 de maio de 2012, às 11:56 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Coleta seletiva: como separar o lixo

A coleta seletiva é muito importante para a manutenção do meio ambiente. Por isso, não deixe de fazê-la.
440792 Coleta seletiva como separar o lixo 1 Coleta seletiva: como separar o lixoCom a coleta seletiva, haverá menos danos ao meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Com a modernidade, houve muitos benefícios para a humanidade, que passou a desfrutar de mais conforto e comodidade. Entretanto, com ela, também vieram alguns problemas, sendo o principal deles o acúmulo de lixo. Portanto, é preciso aprender a separar o lixo para a coleta seletiva, pois esse é o melhor modo de garantirmos a sobrevivência do planeta.

O objetivo da coleta seletiva é fazer com que materiais como plástico, vidro, metal e papel sejam reutilizados, evitando assim, a extração da matéria-prima da natureza, que já está tão deteriorada e o acúmulo de lixo nos aterros sanitários.

O tempo estimado para que o plástico seja decomposto no solo é de 450 anos; o do metal, de 100 anos; o do vidro, 4 mil anos e o do papel, 3 meses. Portanto, como a produção desses materiais não para, haverá um momento em que os aterros sanitários não suportarão tanto lixo. Sendo assim, a população deve se conscientizar sobre a importância da coleta seletiva.

440792 Coleta seletiva como separar o lixo 2 Coleta seletiva: como separar o lixoTenha um lixo para materiais orgânicos e outro para recicláveis. (Foto: Divulgação)

Para fazê-la, tenha em sua casa um lixo úmido para depositar todo o material orgânico como restos de alimentos e outro para o material seco como vidro, plástico, metal e papel. Se na sua cidade houver um programa de coleta seletiva, informe-se sobre os dias da semana em que o caminhão passa e então deixe o lixo seco separado para facilitar a sua coleta. No entanto, se não houver, há supermercados, shoppings e outros comércios que recolhem o lixo reciclável.

Antes de jogar o lixo seco, escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens, lavando-as com água corrente e deixando-as secar ao ar livre. Quando possível, dobre-as para que ocupem menos espaço, facilitando o seu transporte. Retire as rolhas e as tampas feitas de materiais diferentes aos das embalagens. Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados e precisam estar secos para poderem ser reutilizados. Os vidros quebrados devem ser embrulhados em papel grosso ou serem colocados em caixas para evitarem acidentes. As garrafas e frascos não podem ser misturados aos vidros planos.

440792 Coleta seletiva como separar o lixo 3 Coleta seletiva: como separar o lixoSe todos se unirem nessa luta, teremos um mundo mais saudável e sustentável. (Foto: Divulgação)

Além desses materiais, o óleo de cozinha e as pilhas e baterias também precisam de cuidados especiais na hora de serem descartados. Acumule o óleo utilizado em uma garrafa para que ele seja jogado em local apropriado. Geralmente, os supermercados recolhem esse material. Quanto às pilhas e baterias, deposite-as em lojas e supermercados que as recolhem.

Não deixe de separar o lixo da sua casa, pois assim, você estará contribuindo para que o nosso meio ambiente sobreviva para as próximas gerações. Portanto, conscientize todos que puder sobre a coleta seletiva e a sua importância, porque somente assim, teremos um mundo melhor e mais saudável.

Leia também:  Vamos todos reciclar, dicas de reciclagem, por que reciclar