Sustentabilidade

Coleta seletiva: como separar o lixo

Com a coleta seletiva, haverá menos danos ao meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Com a modernidade, houve muitos benefícios para a humanidade, que passou a desfrutar de mais conforto e comodidade. Entretanto, com ela, também vieram alguns problemas, sendo o principal deles o acúmulo de lixo. Portanto, é preciso aprender a separar o lixo para a coleta seletiva, pois esse é o melhor modo de garantirmos a sobrevivência do planeta.

O objetivo da coleta seletiva é fazer com que materiais como plástico, vidro, metal e papel sejam reutilizados, evitando assim, a extração da matéria-prima da natureza, que já está tão deteriorada e o acúmulo de lixo nos aterros sanitários.

O tempo estimado para que o plástico seja decomposto no solo é de 450 anos; o do metal, de 100 anos; o do vidro, 4 mil anos e o do papel, 3 meses. Portanto, como a produção desses materiais não para, haverá um momento em que os aterros sanitários não suportarão tanto lixo. Sendo assim, a população deve se conscientizar sobre a importância da coleta seletiva.

Tenha um lixo para materiais orgânicos e outro para recicláveis. (Foto: Divulgação)

Para fazê-la, tenha em sua casa um lixo úmido para depositar todo o material orgânico como restos de alimentos e outro para o material seco como vidro, plástico, metal e papel. Se na sua cidade houver um programa de coleta seletiva, informe-se sobre os dias da semana em que o caminhão passa e então deixe o lixo seco separado para facilitar a sua coleta. No entanto, se não houver, há supermercados, shoppings e outros comércios que recolhem o lixo reciclável.

Antes de jogar o lixo seco, escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens, lavando-as com água corrente e deixando-as secar ao ar livre. Quando possível, dobre-as para que ocupem menos espaço, facilitando o seu transporte. Retire as rolhas e as tampas feitas de materiais diferentes aos das embalagens. Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados e precisam estar secos para poderem ser reutilizados. Os vidros quebrados devem ser embrulhados em papel grosso ou serem colocados em caixas para evitarem acidentes. As garrafas e frascos não podem ser misturados aos vidros planos.

Se todos se unirem nessa luta, teremos um mundo mais saudável e sustentável. (Foto: Divulgação)

Além desses materiais, o óleo de cozinha e as pilhas e baterias também precisam de cuidados especiais na hora de serem descartados. Acumule o óleo utilizado em uma garrafa para que ele seja jogado em local apropriado. Geralmente, os supermercados recolhem esse material. Quanto às pilhas e baterias, deposite-as em lojas e supermercados que as recolhem.

Não deixe de separar o lixo da sua casa, pois assim, você estará contribuindo para que o nosso meio ambiente sobreviva para as próximas gerações. Portanto, conscientize todos que puder sobre a coleta seletiva e a sua importância, porque somente assim, teremos um mundo melhor e mais saudável.

Leia também:  Vamos todos reciclar, dicas de reciclagem, por que reciclar

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *