Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 2012

A Rio+20 será uma Conferencia de Sustentabilidade realizada, como o próprio nome já sugere, no Rio de Janeiro em 2012. O Evento recebe esse…

A Rio+20 será uma Conferencia de Sustentabilidade realizada, como o próprio nome já sugere, no Rio de Janeiro em 2012. O Evento recebe esse nome, pois se passaram 20 anos desde a maior Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por Cúpula da Terra e ECO ou Rio 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Na Conferencia ficaram estipulados alguns projetos, medidas, agendas e muito mais, mas muito ficou por fazer nesses 20 anos. A nova reunião promete revisar tudo o que foi deixado para trás, o que não foi feito e o que há para fazer nos próximos anos. É um dos mais importantes eventos de Sustentabilidade da década, do mundo, e acontecerá no Brasil, país que está fortemente ligado ao assunto.

O evento está marcado para 4 a 6 de junho de 2012 (a edição de 92 teve 15 dias). Será a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável. Estarão presentes líderes de diferentes países, de todos os continentes. Entre os assuntos debatidos, a economia verde é o principal, ou seja, crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente. Possíveis acordos políticos estão sendo aguardados, principalmente entre os países que mais poluem atualmente.

A conferência de sustentabilidade Rio+20 em 2012, diferentemente da Rio 92, deixa de ser reunião ambiental para discutir um novo paradigma de desenvolvimento econômico. Casar meio ambiente com o crescimento já é um clichê, todos sabem que isso é preciso. Na Rio+20 serão discutidos novos meios de se tornar isso uma realidade, uma nova forma de viver, de governar. A sustentabilidade é extremamente importante e está aí para ser levada à sério.

O movimento ambientalista ganhou força e as discussões sobre o futuro do planeta não estão mais restritas a organizações não governamentais ou grupos acadêmicos, o que também fará da Rio+20 uma conferência diferente da anterior. É quase que certo que os grandes poluidores não irão reduzir a emissão de gases poluentes, mas talvez novas medidas poderão ser tomadas ou aceitas.

Leia Também:  Capsula transforma defuntos em árvores

A Conferência brasileira de Sustentabilidade em 2012 pode ser considerada muito mais importante do que a Copa de 2014 ou mesmos as Olimpíadas de 2016. São eventos esportivos, super importantes, mas não com um assunto tão sério quanto a sustentabilidade tratada na Rio+20. O evento irá reunir as personalidades mais fortes da politica mundial. A Rio+20 Brasil 2012 será um marco para a historia do país.

 

 

 

Top