Menu

Decoração

Atualizado em 18 de janeiro de 2012, às 10:32 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Churrasqueira – como escolher

Aprenda a escolher a churrasqueira ideal para casa ou apartamento, considerando os principais modelos disponíveis a venda.
379186 Churrasqueira como escolher Churrasqueira   como escolherChurrasqueira a gás é perfeita para apartamentos.

A churrasqueira é um item fundamental para garantir o lazer dos moradores. Ela permite preparar um churrasco saboroso para receber os familiares ou amigos, proporcionando bons momentos de convívio. Mas, com tantos modelos disponíveis a venda nas lojas, é complicado definir o utensílio ideal.

Na hora de escolher uma churrasqueira é necessário considerar as necessidades dos moradores, sem que isso signifique ultrapassar o orçamento. Outro fator importante diz respeito ao tamanho da área externa da casa, onde possivelmente será instalada a churrasqueira.

É inviável, por exemplo, construir uma churrasqueira de alvenaria na sacada de um apartamento. Como o utensílio funciona por meio do carvão, seria responsável por criar nuvens de fumaça capazes de interferir no bem-estar dos moradores e da vizinhança. Por essas e outras é importante ter cuidado com a escolha da churrasqueira.

379186 Churrasqueira como escolher 2 Churrasqueira   como escolherChurrasqueira tradicional erguida com tijolos.

Dicas para escolher a churrasqueira ideal

1. Avalie com cuidado o espaço disponível na casa ou apartamento. No caso de um quintal grande, vale apostar nos equipamentos tradicionais. Quando falta espaço na área externa, é necessário recorrer às churrasqueiras compactas e dotadas de novas tecnologias.

2. Na varanda de um apartamento, por exemplo, é mais viável adotar uma churrasqueira a gás com estrutura embutida. A proposta tem feito sucesso especialmente no espaço gourmet e se revela apropriada para a sacada porque não libera fumaça. Apesar de ser um modelo mais prático e moderno, a churrasqueira a gás preserva o sabor do churrasco tradicional.

3. A churrasqueira elétrica aparece como o modelo mais apropriado para o apartamento que não possui uma sacada espaçosa. O utensílio é compacto, prático e pode ser levado para qualquer lugar. Hoje já existem nas lojas equipamentos elétricos capazes de assar carne em grandes quantidades, sem que isso dificulte a limpeza da churrasqueira.

4. Depois de definir o modelo adequado às necessidades e ao tamanho da residência, é preciso verificar se a churrasqueira realmente apresenta qualidade. O utensílio deve manter bem o calor, além de oferecer praticidade para que o usuário prepare o churrasco tranquilamente.

5. Ao optar por uma churrasqueira de tijolo, é fundamental desenvolver um projeto com antecedência para equilibrar as proporções e ocupar o espaço da melhor forma possível. A estrutura deve ser cuidadosamente pensada, considerando as alturas e a profundidade. A chaminé também precisa cumprir a sua função principal que consiste na saída da fumaça.

379186 Churrasqueira como escolher 1 Churrasqueira   como escolherChurrasqueira elétrica e portátil.

6. A churrasqueira portátil se destaca como a melhor opção para fazer churrasco em lugares diferentes. Devido ao fácil transporte do utensílio, ele pode ser usado tanto na sua casa como na praia. A estrutura compacta também permite que a churrasqueira seja guardada em qualquer canto da casa.

Aproveite as dicas e escolha qual a churrasqueira combina com a sua rotina e residência.