Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TV

Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TV

Por Andre

O Google apresentou um novo dispositivo que, funcionando em conjunto com smartphones, tablets ou computadores, permite transformar qualquer televisor, que possua entrada HDMI, em uma Smart TV.

O novo dispositivo lançado pelo Google leva vários tipos de conteúdos do PC, smartphone ou tablet direto para a tela da TV (Foto: Divulgação)

Intitulado “Chromecast”, o pequeno aparelho, que se assemelha a um pendrive, traz uma versão simplificada do sistema operacional Chrome OS e conectividade Wi-Fi, possibilitando que qualquer conteúdo manipulado no PC ou em dispositivos móveis nas proximidades seja visualizado na tela da TV.

O equipamento foi revelado ao público durante um evento da gigante de buscas na Califórnia (EUA), no qual também foram apresentados o novo Android 4.3 Jelly Bean, que traz uma série de aperfeiçoamentos, e a nova geração do tablet Nexus 7, que ganhou uma câmera traseira e tela de altíssima definição.

Como funciona o Chromecast

Assim que é conectado ao televisor, via entrada HDMI, o pendrive que transforma TV em Smart TV já está apto a se integrar, através da rede sem fio, a qualquer tablet, computador ou PC que esteja por perto.

A partir daí, o usuário pode visualizar, no televisor, todo o conteúdo de vídeo e áudio que estiver armazenado em um desses dispositivos, podendo ver, por exemplo, filmes salvos em cartões de memória, fotos registradas com a câmera do celular e ouvir as músicas guardadas na memoria desses aparelhos.

Dá até mesmo para usar vários aplicativos e acessar a internet por meio desses dispositivos e visualizar o navegador na televisão, como se ela fosse uma TV inteligente, controlando todas as ações através do celular, tablet ou PC.

Outros recursos do Chromecast

O Chromecast deve ser conectado à entrada HDMI do televisor (Foto: Divulgação)

E nos aplicativos compatíveis com o Chromecast, que fazem a transmissão de conteúdos via streaming, como o YouTube e o Netflix, por exemplo, basta tocar no botão “Cast” para dar início à transmissão das imagens para a TV.

Nesse caso, os conteúdos vão direto da nuvem para o Chromecast, sem passar pelo dispositivo utilizado para comandar a exibição, diminuindo os gastos com a bateria e possibilitando que o aparelho seja usado simultaneamente com outra aplicação.

De acordo com o Google, o pendrive que transforma TV em Smart TV possui compatibilidade com Android, iPhone, iPad, Windows e Mac OS. No caso do Windows, ele funciona em conjunto com o navegador Chrome.

Preço do Chromecast

Fotos, vídeos, aplicativos e outros tipos de conteúdos passam do dispositivo móvel direto para a TV (Foto: Divulgação)

Já à venda nos Estados Unidos, onde o primeiro lote do produto se esgotou em pouco mais de 20 minutos, o preço do Chromecast é de US$ 35,00, o equivalente a R$ 78,62, pela cotação do dia 25 de julho de 2013.

O dispositivo é comercializado através do Google Play e também pode ser encontrado nas lojas virtuais Amazon e Best Buy. Quem adquirir o equipamento ganha três meses de assinatura do Netflix.

Ainda não se sabe quando o Chromecast será disponibilizado em outros países.

Recomendado para você
Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Satélite com imagens online do Google maps ao vivo

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Serviços

Teste Copel Velocidade

Comentários
  1. Edmundo disse:

    O eu tenho samsung galaxy win 2 duos tv eu gostária de saber se ele é compativel com chromecast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *