Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Certidão Negativa INSS

Veja como você pode conseguir a certidão negativa INSS para requerer a sua aposentadoria de forma simples e eficiente.

Agora que você trabalhou tanto e já deu sua preciosa contribuição para o desenvolvimento do Brasil é hora de pensar numa forma de se aposentar e descansar um pouco de todos os dias de tanto trabalho que teve, cerca de suas oito horas por dia, de segunda a sexta, vivendo do labor e tirando o seu sustento e o da sua família. Para saber das contribuições feitas ao longo da vida é só tirar uma certidão negativa INSS.

Confira seus débitos junto a Certidão Negativa de Débitos do INSS (Foto: Divulgação)

Confira seus débitos junto a Certidão Negativa de Débitos do INSS (Foto: Divulgação)

Certidão negativa INSS

O Brasil possui um órgão específico para cuidar de entradas e encerramentos do processo de aposentadoria dos seus trabalhadores, sendo que existem varias formas de uma pessoa requerer a sua aposentadoria. Podemos citar aposentadoria por idade, por tempo de serviço, por invalidez, entre outras. Seja qual for o seu caso, é hora de você procurar a previdência social e solicitar a certidão negativa INSS, e poder correr os trâmites legais da sua aposentadoria.

A Certidão Negativa de Débitos é emitada pela Receita Federal do Brasil (Foto: Divulgação)

A Certidão Negativa de Débitos é emitida pela Receita Federal do Brasil (Foto: Divulgação)

Pedido de aposentadoria

No entanto, há muitos processos envolvendo uma aposentadoria e o Mundo das Tribos deseja lhe informar todos os processos que precisam ser passados, para que você tenha acesso o quanto antes ao seu benefício, que é mais que merecido pelo tempo em que você trabalhou e contribuiu com a previdência social. O contribuinte também pode fazer uma simulação da aposentadoria através do site do Dataprev.

A cada ano vem crescendo o numero de aposentados no Brasil (Foto: Divulgação)

A cada ano vem crescendo o numero de aposentados no Brasil (Foto: Divulgação)

Para que serve a Certidão negativa INSS?

Um destes processos para a sua aposentadoria é a Certidão Negativa de Débito, um documento essencial para agilizar o processo da sua aposentadoria com toda a tranquilidade contando com o aval da Receita Federal, que é outro órgão bastante competente para lhe auxiliar neste processo. Todos os detalhes que você precisa saber sobre como requerer esse documento bem como quais os requisitos necessários para que tudo transcorra de modo bem tranquilo, podem ser encontrados no próprio site do INSS ou também junto à Receita Federal, caso escolha essa entidade.

Faça a simulação da aposentadoria no site da previdência (Foto: Divulgação)

Faça a simulação da aposentadoria no site da previdência (Foto: Divulgação)

Como requerer a certidão negativa INSS

A certidão negativa INSS, passou a ser emitida pela Receita Federal anualmente, assim como todas as demais certidões. A única exceção é para o caso do Contribuinte Individual. A DRS-CI (Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual) será fornecida exclusivamente pelo INSS.

Saiba que a CND ou Certidão Negativa de Débito está sendo distribuída através da Receita Federal. E saiba também que você pode fazer os seus pedidos através da Internet, no site oficial da Receita no link http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/CND/.

Certidão Negativa INSS (Foto: Divulgação)

Certidão Negativa INSS (Foto: Divulgação)

Por quem é emitida a Certidão Negativa de Débitos do INSS?

A certidão negativa de débitos do INSS  é emitida através da Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. Apenas no caso de Contribuinte Individual que será emitida com exclusividade pelo INSS. São milhares de brasileiros que contribuem para a Previdência Nacional com o objetivo de conquistar aposentadoria futura e poder contar com os benefícios que o órgão oferece aos contribuintes.

Veja como e aonde emitir a certidão (Foto: Ilustração)

Veja como e aonde emitir a certidão (Foto: Ilustração)

O que é a Certidão Negativa do INSS

A Certidão Negativa do INSS é um documento que informa se o contribuinte está com débitos tributários e poder saná-los e dessa forma estar regularizando a sua situação. O processo é muito rápido de ser feito e bem prático e o melhor é que pode ser feito online, basta ter acesso à internet. Em caso de não haver débitos a certidão é chamada de “Certidão Positiva de Débitos”. Para obter a certidão você pode usar o link acima no artigo.

Confira mais informações sobre a Certidão Negativa do INSS


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL