Menu

Serviços

Atualizado em 5 de janeiro de 2012, às 13:35 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cartão cidadão – como desbloquear

Para usar o cartão cidadão é necessário cadastrar uma senha na Caixa Econômica Federal.
371307 cartao cidadao Cartão cidadão   como desbloquearO Cartão Cidadão auxilia no recebimento de benefícios do Governo Federal (Foto: Divulgação)

O Cartão Cidadão é um item magnético, que possibilita o recebimento de benefícios pagos pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica. Em posse do cartão é possível receber o seguro-desemprego, PIS e até o FGTS (dependendo do valor a ser pago). O item pode ser utilizado nos terminais de atendimento da Caixa Econômica Federal e nas casas Lotéricas.

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é preciso ter inscrição no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). As informações cadastrais e o endereço precisam estar atualizados e válidos perante a Caixa Econômica Federal. Em caso de pessoas que já possuam outro cartão referente aos programas de transferência de renda, como por exemplo, o do Bolsa Família, o Cartão Cidadão não será emitido porque todos esses cartões possuem a mesma finalidade.

371307 caixa economica federal barueri Cartão cidadão   como desbloquearÉ possivel solicitar o cartão na Caixa Econômica (Foto: Divulgação)

Os interessados devem procurar uma agência da Caixa e fazer o preenchimento de um cadastro. Outra alternativa é entrar em contato com a central de atendimento da instituição financeira, que atende pelo número 0800-726-0101. É preciso de identificar com a apresentação na agência de pelo menos um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade;  CNH (novo modelo e no prazo de validade); Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública; CTPS; Identidade Militar; Carteira de Identidade de Estrangeiros ou Passaporte.

371307 Cart%C3%A3o cidad%C3%A3o Cartão cidadão   como desbloquearSe a pessoa possuir o cartão do Bolsa Família não é necessário emitir o cartão cidadão (Foto: Divulgação)

Durante o processo de emissão do item é necessário cadastrar uma senha pessoal, que irá habilitar você a utilizar os serviços. Depois 15 dias úteis, o cartão será encaminhado para a sua casa, por correspondência. A senha que você cadastrou irá habilitá-lo a utilizar o cartão. Não há necessidade de desbloqueio, porém, se tiver algum problema, ou se esquecer a senha, será necessário se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica Federal.

A emissão do cartão é gratuita, isso porque a intenção é facilitar o acesso das pessoas aos benefícios pagos pelo Governo Federal. Além disso, o Cartão Cidadão agiliza o atendimento nas agências, pois com o seu uso para recebimentos dos valores pagos pelos programas governamentais, não é necessário ficar em filas, podendo ser atendido em caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.