Licenciamento 2016 – Detran

Licenciamento 2016 – Detran

Saiba tudo sobre o licenciamento 2016 – Detran e veja como legalizar a situação do seu carro ou moto. Nessa matéria, iremos mostrar como…

Por Isabella Moretti em 22/10/2015

Saiba tudo sobre o licenciamento 2016 – Detran e veja como legalizar a situação do seu carro ou moto. Nessa matéria, iremos mostrar como licenciar o carro e quitar todas as pendências, conforme manda o Código de Trânsito Brasileiro. E você motorista precisa ficar atento com o prazo de vencimento, isso porquê ao contrário de multas e IPVA, o licenciamento não chega pelos correios no formato de boleto para pagamento. Cada estado possui sua programação e depende de você resolver essa questão.

Licenciamento 2016 – Detran (Foto: Divulgação)

Quem não se preocupa em manter o licenciamento do veículo em dia está correndo sérios riscos. Todos os proprietários que descumprem a lei estão sujeitos a receber multa e ainda ter a apreensão do automóvel. Além de licenciar o patrimônio, também é fundamental pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o (Dpvat).

Leia mais informações sobre: Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

Licenciamento 2016 – Detran

O licenciamento 2016 – Detran é um procedimento que deve ser realizado uma vez ao ano, mediante ao pagamento de uma taxa única. Ao licenciar o veículo, o proprietário pode circular pelas ruas e estradas sem medo, pois as normas de segurança e ambiental estão sendo receitadas.

O licenciamento do veículo deve ser pago todos os anos (Foto: Divulgação)

Para comprovar que o licenciamento está em dia, o proprietário do veículo paga a taxa correspondente e depois recebe um documento comprobatório, chamado de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O CRLV deve estar sempre no porta-luvas do carro, afinal, o condutor precisa apresentá-lo no caso de um policial solicitar.

Como fazer licenciamento?

Para fazer o licenciamento, será necessário entrar em contato com uma unidade do órgão para requerer o serviço ou usar a internet para regularizar a sua situação perante ao Departamento de Trânsito. Licenciar o seu automóvel só será possível se multas estiverem com o pagamento quitado.

O Detran tem desempenhado um ótimo trabalho em todo o Brasil, procurando garantir a segurança dos condutores e cumprir as normas que integram o Código de Trânsito. Fazer o licenciamento de sua moto ou carro pode ter um determinado custo e todos os requisitos do departamento devem ser correspondidos para a legalização.

Se o licenciamento não é realizado, o veículo pode ser apreendido. (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Como calcular o Licenciamento do seu veículo em 2016

Cada estado tem o seu próprio calendário de licenciamento 2015. Se você precisa consultar as datas e prazos, basta acessar o site do Detran correspondente ao seu estado. O valor da taxa para licenciar um veículo varia de um estado para o outro, mas normalmente fica entre R$50,00 e R$100,00.

Licenciamento no Poupatempo, em São Paulo

Faça o licenciamento em uma unidade do Poupatempo. (Foto: Divulgação)

A regularização do licenciamento também é possível comparecendo a um dos Postos Poupatempo (São Paulo), o serviço é realizado em questão de minutos sobre o pagamento de uma taxa. Da mesma forma deve proceder a pessoa jurídica, munida dos documentos da empresa. Economize dinheiro para pagar o valor equivalente ao IPVA 2016 e quite possíveis débitos de licenciamento do seu veículo.

Leia mais informações sobre: Licenciamento Eletrônico SP: Como fazer

Quer mais dicas? Então confira nossos outros artigos sobre esse e diversos temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

 

 

Top