Café pode ajudar a diminuir riscos de câncer na pele

PUBLICIDADE
Café pode ajudar na prevenção do câncer de pele.

Vários estudos já foram realizados com o objetivo de descobrir os males e os benefícios do café. Sabe-se que a bebida, quando consumida moderadamente, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, prolonga a vida e minimiza as chances de sofrer com o Alzheimer.

Os bebedores de café não podem exagerar no consumo, caso contrário, a grande quantidade de cafeína no organismo causa problemas de saúde, como insônia e irritações na mucosa intestinal. Para que a ingestão de café seja considerada saudável, o indivíduo não pode beber mais de 4 xícaras por dia.

Embora o café seja mocinho e vilão, uma pesquisa recente comprovou que a bebida tem efeito positivo no combate ao câncer de pele.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Quatro xícaras de café por dia ajudam a evitar insuficiência cardíaca

Café ajuda a prevenir câncer de pele

Café ajuda a combater carcinoma basocelular, tipo de câncer de pele com maior incidência nos EUA.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard, a ingestão de café com cafeína diariamente reduz o risco de sofrer com os males do carcinoma basocelular, considerado o tipo de câncer de pele mais comum e agressivo do mundo. Os resultados do estudo norte-americano foram publicados no periódico Cancer Research.

Para Jiali Han, principal autor da pesquisa, o estudo não deve incentivar o consumo exagerado de café, mas sim demonstrar o quão benéfico pode ser o cafezinho se ingerido na medida certa. O especialista afirma que a descoberta acrescenta mais um item na lista de benefícios do café, que também já comprovou capacidade de reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e a doença de Parkinson.

A conclusão da pesquisa foi elaborada após a análise de um levantamento, considerando os dados de 112.897 pessoas, das quais 22.786 desenvolveram o câncer de pele ao longo de duas décadas de acompanhamento. Enquanto o café com cafeína reduz os riscos carcinoma basocelular, a bebida sem a substância estimulante não estabelece relação com a prevenção da doença.

PUBLICIDADE

Além da associação com o consumo de café, o estudo também considera eficaz o consumo de outras bebidas que possuem cafeína, como é o caso dos chás.

O resultado da pesquisa reforça estudos anteriores feito com animais, que indicaram a capacidade da cafeína em bloquear o desenvolvimento de tumores na pele. Entretanto, o estudo liderado por Jiali Han revelou que outras formas de câncer de pele não são combatidas com o consumo de cafeína e podem ser letais, como o melanoma e carcinoma de células escamosas.

Saiba mais sobre o carcinoma basocelular

Exposição direta ao sol aumenta o risco de carcinoma basocelular.

O carcinoma basocelular é um tipo de câncer de pele caracterizado pelo aparecimento de uma lesão maligna na camada basal da epiderme. O crescimento da doença é lento, porém quanto antes o diagnóstico for feito, maior a chance de cura. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do tumor, destaca-se a exposição direta ao sol e a pele muito branca.

Nos Estados Unidos, o carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais diagnosticado.

Leia também: Como se prevenir do câncer de pele

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Uma excelente noticia para quem adora um cafezinho!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.