Quatro xícaras de café por dia ajudam a evitar insuficiência cardíaca

Vários estudos já foram realizados para analisar os benefícios e os males do café para o organismo humano. Já está comprovado que o consumo…

Por Isabella Moretti em 28/06/2012

Café faz bem para a saúde do coração.

Vários estudos já foram realizados para analisar os benefícios e os males do café para o organismo humano. Já está comprovado que o consumo moderado de café reduz o risco de Alzheimer e até mesmo a mortalidade entre adultos. No entanto, um estudo recente mostrou também que o velho e bom cafezinho faz bem para o coração.

Saiba mais: Benefícios do café para a saúde

Café reduz as chances de insuficiência cardíaca

Na última terça-feira (26) foi publicado no periódico Circulation: Heart Failure, um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, hospital que tem ligação com a Universidade de Harvard. Eles descobriram que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui as chances de sofrer com insuficiência cardíaca.

Para chegar aos resultados, a pesquisa norte-americana analisou estudos anteriores a respeito do consumo de café. Foram 140.220 participantes avaliados, sendo que 6.522 apresentaram insuficiência cardíaca. O trabalho do centro médico considerou os dados que foram levantados no período de janeiro de 1966 a dezembro de 2011.

Cafeína reduz a incidência de diabetes e hipertensão e, em consequência, a insuficiência cardíaca.

Os autores da nova pesquisa afirmam que, quando o café é consumido de forma moderada, ele contribui com a proteção do coração, reduzindo os riscos do indivíduo sofrer com problemas cardíacos. Apesar da descoberta promissora, os pesquisadores não conseguiram detalhar a ação do café no organismo, ou seja, como ele consegue melhorar a saúde do coração.

Outros estudos que avaliaram as propriedades do café e a sua ação no organismo humano descobriram de a cafeína reduz a incidência de diabetes e hipertensão, dois problemas que estao diretamente associados à insuficiência cardíaca. Em suma, o indivíduo que não é hipertenso e nem diabético está menos vulnerável aos problemas cardíacos.

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca afeta o indivíduo quando o coração bombeia o sangue de forma ineficaz, comprometendo assim o fluxo sanguíneo do organismo. Normalmente as pessoas que sofrem com este problema precisam usar dispositivos mecânicos ou receber transplante.

O déficit de bombeamento do sangue tem alguns sintomas, como sonolência, fraqueza, fadiga e confusão mental. Estes sinais aparecem de forma lenta, diferente do infarto do miocárdio. Quando o doente não realiza o tratamento, ele pode sofrer com complicações, como a falta de oxigênio no cérebro e o aparecimento de edemas.

Café demais faz mal a saúde

Cuidado! Café demais não é saudável.

Em poucas doses o café favorece uma vida saudável, porém o indivíduo que toma demais esta bebida pode desenvolver problemas de saúde. O excesso causa confusão mental, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, náuseas e insônia.

Veja também: Dicas para controlar o consumo de café

 

Top