Menu

Moda

Atualizado em 11 de janeiro de 2012, às 17:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Blazer masculino: dicas de como usar

O blazer é uma peça aparentemente clássica, mas que pode ser combinada com looks muito mais despojados e até mesmo com bermuda. Conheça mais sobre o assunto.
375178 blazer masculino 3 Blazer masculino: dicas de como usarO blazer é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa do homem moderno

O blazer é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa do homem moderno, apesar de aparentemente ser um elemento clássico, é uma peça chave, capaz de mudar completamente o look e se adequar às mais diversas ocasiões, compondo desde os visuais mais sociais até os mais despojados e sofisticados. O interessante é que não é preciso ter uma coleção de blazers, pois a mesma peça pode ser usada para montar visuais completamente diferentes.

Terno ou Blazer?

Para descomplicar e acabar com uma dúvida muito comum e que povoa a mente de muitas pessoas, vamos falar das diferenças entre o terno e o blazer.

O terno se refere ao trio paletó + colete + calça, feitos todos no mesmo tecido, no mesmo padrão, e que seguem medidas clássicas de tamanho e proporção. É uma peça bem social e que deve ser usada com camisa de manga longa e gravata. Com o colete em desuso, hoje o terno é composto pelo paletó e pela calça.

O blazer é uma peça única (apenas a parte de cima), de modelagem mais esportiva do que o paletó tradicional e que apresenta grande variação de proporções, tamanhos e cortes. Ele pode seguir desde a linha mais tradicional até a linha mais descolada, com mangas diferentes e até estampa ou desenho que fuja completamente do comum.

Blazer para usar de dia

Para ser usado de dia ou em lugares com menos formalidade, uma ótima opção são os blazers de cores mais claras, como bege, marrom e caramelo, que podem ser combinados com camisetas polo, camisa (deixe os dois primeiros botões abertos) e até mesmo camisetas com gola ‘V’. Para completar o look, calça jeans, de preferência com uma lavagem mais clara, ficam lindas e caem muito bem com sapatênis ou sapatos esportivos (lembre-se de que as meias devem sempre combinar com a cor dos sapatos).

375178 blazer masculino 1 500 x 300 Blazer masculino: dicas de como usarBlazer também é uma opção para usar durante o dia

Ocasiões mais sofisticadas

Para uma jantar especial, um coquetel mais sofisticado com os amigos ou até mesmo para trabalhar despojado e, ao mesmo tempo, transmitir seriedade e sofisticação, opte por cores mais escuras como o azul marinho e o preto, que nunca saem de moda e são clássicos. Se a ocasião exigir, dá até para se usar uma gravata e abotoar o blazer (a regra para os blazers que têm uma fileira simples com mais de dois botões é muito fácil, basta nunca fechar o último botão). Essas situações pedem por uma camisa social, que pode ser combinada com calça social ou jeans escuro. Um sapato social mais formal combina perfeitamente com esse tipo de look.

Escuro ou claro?

O conjunto blazer e calça em tonalidades mais escuras são perfeitos para os homens que estão um pouco acima do peso ou que não são tão altos, porque alongam a silhueta, enquanto que os blazers que contrastam bastante com a da calça, provocam um efeito contrário e devem ser usados com cuidado.

Com bermuda

Por incrível que isso possa parecer para os mais tradicionais, o blazer também pode ser usado com bermuda. O look precisa combinar com a personalidade de quem o está usando, portanto, é necessário ter muita ousadia e ser bastante despojado para se ajustar nesse visual.

Não é qualquer modelo de blazer que fica bom com bermuda, é preciso escolher o corte certo, mais justo ao corpo e com tecido menos estruturado possível. A escolha da cor também é essencial e os mais claros e neutros são ótimas opções.

O mais importante é conhecer seu próprio estilo e não ter medo de combinar diversos visuais diferentes com o blazer, para ver se agrada ou não. Seguir as dicas que foram dadas é um ótimo jeito de começar.

375178 blazer masculino 4 Blazer masculino: dicas de como usarBlazer pode ser usado com bermudas