Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Baterias de íon-lítio: como melhorar o tempo

Baterias de íon-lítio: como melhorar o tempo

Por Andre

Presentes em alguns dos principais dispositivos eletrônicos da atualidade, como nos notebooks, as baterias de íon-lítio apresentam um excelente custo-benefício, pois armazenam o dobro da quantidade de energia das baterias de hidreto metálico de níquel (NiMH) e até três vezes mais que as baterias de níquel cádmio (NiCd), presentes em vários tipos de aparelhos.

As baterias de íon-lítio estão presentes em diversos aparelhos eletrônicos (Foto: Divulgação)

Comercializadas desde a década de 1970, elas são as mais leves entre as baterias recarregáveis, além de possuírem uma grande capacidade de manter a sua carga, elevando consideravelmente a sua vida útil, o que é fundamental para um bom funcionamento de tablets e smartphones, nos quais elas também são utilizadas.

Formada a partir de uma combinação de várias células, a bateria de íon-lítio apresenta ainda como vantagem, em relação a outros tipos de baterias, a ausência do “efeito memória”, eliminando a necessidade de ter que utilizá-la até o total descarregamento, antes de partir para uma nova recarga.

Tire as dúvidas: Carregar o celular ou o notebook antes da bateria acabar pode estragá-lo?

Como melhorar o tempo de duração das baterias de íon-lítio

Diminuir o brilho da tela do seu notebook, smartphone ou tablet ajuda bastante a aumentar a autonomia da bateria de íon-lítio (Foto: Divulgação)

Apesar todas as vantagens das baterias de íon-lítio, depois de algum tempo de uso elas podem começar a apresentar problemas, principalmente relacionados ao seu tempo de duração.

Para melhorar o tempo de duração das baterias de íon-lítio você pode, por exemplo, diminuir o brilho da tela do seu notebook, smartphone ou tablet, pois quanto maior o brilho, mais energia será consumida, diminuindo bastante a autonomia do dispositivo.

Quando o wireless, o Bluetooth e a conexão 3G não estiverem em uso, desative-as (Foto: Divulgação)

Além disso, procure deixar desativadas as conexões Wi-Fi e Bluetooth do seu aparelho, quando elas não estiverem sendo usadas, já que elas consomem bastante energia em busca de outros dispositivos nas proximidades. No caso dos smartphones, desativar as redes 3G também é uma ótima opção.

Aplicativos, jogos e dispositivos conectados ao PC (câmeras digitais, pendrives, impressoras, etc) também devem ser desligados quando não estiverem em uso, para economizar na energia.

Outras dicas para aumentar a duração das baterias de íon-lítio

Evitar o uso dos dispositivos em locais onde há excesso de calor também ajuda a aumentar a duração da bateria (Foto: Divulgação)

Não deixar o equipamento exposto ao sol ou ao calor excessivo é outra boa dica para aumentar a duração das baterias de íon-lítio, uma vez que o calor promove reações químicas que contribuem para a diminuição da capacidade de armazenamento das células.

Leia também: Pilhas recarregáveis – dicas para durar mais

Dê preferência aos locais refrigerados, tanto na hora de usar quanto ao guardar o seu notebook, tablet, smartphone ou câmera digital, que utilize bateria de íon-lítio. Utilizar um cooler para manter a temperatura ideal de alguns equipamentos pode também ser uma boa ideia.

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar um QR Code

Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *