Pilhas recarregáveis: dicas para durar mais

As pilhas recarregáveis são ótimas aliadas de quem não quer perder tempo nem dinheiro comprando pilhas comuns a cada vez que a carga delas…

As pilhas recarregáveis são ótimas aliadas de quem não quer perder tempo nem dinheiro comprando pilhas comuns a cada vez que a carga delas termina. Apesar disso, é preciso saber usá-las corretamente, de modo que se consiga fazê-las durarem mais. Conheça aqui algumas dicas para que suas pilhas recarregáveis durem mais.

Não deixe as pilhas no carregador por mais tempo do que o necessário (Foto: divulgação)

Leia também: Lixo eletrônico: como descartar.

Pilhas recarregáveis: como conservar

Saiba como conservar suas pilhas recarregáveis. As principais atitudes a serem tomadas envolvem o uso racional das câmeras digitais, deixando de utilizar certos recursos delas, quando elas estão funcionando à base de pilhas recarregáveis, a fim de que estas tenham uma maior durabilidade. Nesse caso, devem-se realizar determinadas ações apenas quando a câmera estiver conectada ao computador e, portanto, sem que a carga das pilhas esteja sendo gasta. Descubra logo abaixo quais são os principais vilões da maior durabilidade das pilhas recarregáveis.

Coloque as pilhas para carregar apenas quando o equipamento em que elas estão indicar a necessidade de substituí-las (Foto: divulgação)

Veja também: Bateria de celular: como aumentar a duração.

Pilhas recarregáveis: dicas para durar mais

  • Quando você carregar suas pilhas, desligue o carregador assim que a luz dele indicar que a carga delas está completa. O desempenho delas é diminuído se elas permanecerem sendo carregadas por mais tempo que o necessário;
  • Utilize as pilhas recarregáveis até que o aparelho no qual elas estão indique a necessidade de substituí-las, porque recarregá-las quando ainda há carga suficiente nelas vai enfraquecendo-as e as torna cada dia mais “viciadas” por novas recargas;
  • Um dos maiores gastos de pilhas se deve ao uso do visor LCD de qualquer aparelho que o possua. Então, para obter uma grande economia de energia, o melhor jeito é diminuir ao máximo o brilho do visor;
  • Evite também, novamente visando ao menor uso do visor LCD, ficar organizando, deletando, corrigindo e visualizando imagens na própria câmera, principalmente quando não se tem pilhas de reserva para quando as que estão no equipamento tiverem sua carga zerada;
  • Procure ainda não utilizar o flash da câmera com frequência, já que ele consome muita energia das pilhas da câmera. Em ambientes externos e bem iluminados, desligue-o!

    Diminua o brilho do visor LCD de sua câmera digital e evite o uso do flash, pois eles consomem muita energia das pilhas (Foto: divulgação)

Top