Tecnologia

Bateria do Smartphone, como durar mais

Por Andre
É comum os usuários reclamarem da curta duração das baterias de smartphones

Os smartphones são verdadeiros computadores de bolso, possuindo diversos recursos como acesso à internet, downloads de qualquer tipo de arquivos, rodar vídeos e músicas, tirar fotos e gravar vídeos de alta resolução, entre outros, além, é claro, de efetuar e receber ligações e enviar mensagens de texto.

Com tantos recursos assim, a bateria do smartphone acaba tendo curta duração, fazendo com que você tenha que recarregá-la até mais de uma vez ao dia, para continuar a realizar as tarefas usando o seu aparelho. Essa situação acontece, praticamente, com todos os tipos de smartphones, independente de rodarem, Android, iOS, Symbian, Windows Phone ou qualquer outro sistema operacional.

Porém, com algumas simples mudanças, é possível fazer com que a bateria do smartphone dure mais e você tenha acesso a todos os recursos durante um tempo maior, antes de recarregar a bateria. Veja as dicas.

Aprenda: Como escolher o sistema operacional do smartphone

Feche aplicativos que não estão em uso

Deixar abertos os aplicativos que não estão sendo usados ajuda a consumir ainda mais energia

Com centenas de milhares de aplicativos à disposição, é muito comum que os smartphones fiquem lotados desses programas, assim como acontece de esquecermos de fechá-los após o uso. Dessa maneira, eles ficam rodando em segundo plano e consumindo bastante energia. Portanto, ao terminar de usar um aplicativo, não se esqueça de fechá-lo. A bateria certamente vai ganhar um fôlego extra.

Importante: Dicas para escolher o primeiro smartphone

Configure o descanso de tela

Diminua o brilho da tela e configure o descanso de tela para ser acionado logo após o uso do smartphone

A tela acesa é uma das principais responsáveis pelo alto consumo de energia do smartphone. Por isso, configure o seu celular para acionar o descanso de tela o mais rápido possível após você usar o aparelho, evitando que ela fique acesa sem que o smartphone esteja em uso.

Desabilite Rede 3G, Wi-Fi, GPS e Bluetooth, quando não estiverem em uso

Desabilite as conexões que não estiverem em uso no momento

Outro vilão do consumo de bateria é a busca do aparelho pelas redes de comunicação, como a internet 3G e a internet sem fio. Se você está em um local que não possua Wi-Fi, por exemplo, desabilite a função no aparelho. O mesmo deve ser feito quando se está em regiões remotas, sem sinal de celular. Desabilite o 3G para que o telefone não faça buscas constantes pela rede.

Isso também é válido para o Bluetooth. Se não estiver usando a conexão, desabilite-a, pois enquanto ela estiver ligada, o aparelho vai continuar a buscar outro dispositivo Bluetooth nas proximidades, e a bateria vai embora. O mesmo pode se dizer do GPS. Só o deixe habilitado quando realmente necessitar usá-lo.

Monitoração do uso da bateria

Monitore o uso da bateria através do gerenciador de bateria do smartphone

Alguns smartphones possuem um gerenciador do uso da bateria, permitindo que o usuário configure um modo econômico, que diminuirá o consumo de energia. Basta procurar a ferramenta em seu aparelho, normalmente o recurso está no menu de Configurações, e fazer os ajustes.

Com as dicas acima a bateria do seu Smartphone terá um tempo de vida extra antes de precisar ser recarregada.

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *