Como escolher o sistema operacional do smartphone

Pouco a pouco, os smartphones foram conquistando o seu espaço e hoje se tornaram essenciais para quem quer ficar sempre conectado, fazendo uso de…

A escolha do sistema operacional depende do uso que você dará ao smartphone

Pouco a pouco, os smartphones foram conquistando o seu espaço e hoje se tornaram essenciais para quem quer ficar sempre conectado, fazendo uso de vários recursos, independente do lugar em que estiver. Existem opções de aparelhos disponíveis no mercado para todos os gostos e bolsos, desde aqueles modelos mais simples aos mais equipados e carregados de tecnologia, alguns custando menos de R$ 200, enquanto outros chegam a ser vendidos por quase R$ 2.000.

Com tantos modelos à venda fica difícil escolher qual comprar, mas uma coisa que pode te ajudar é pensar em que uso você dará ao aparelho. Definidas as suas necessidades, já é possível fazer a compra tendo como base o sistema operacional, que será o responsável por definir as funções do smartphone.

Assim como os modelos de telefones celulares inteligentes, é grande a quantidade de sistemas operacionais, sendo que entre os principais estão o Symbian, Android, Windows Phone, BlackBerry OS e iOS. Para te ajudar a escolher o sistema operacional do smartphone, vamos comentar um pouco sobre cada um dos mais usados no mercado.

☰ CONTEÚDO

Android

O sistema Android vem crescendo bastante, oferecendo centenas de milhares de aplicativos

Desenvolvido pelo Google, o Android começou tímido e hoje está presente em grande parte dos smartphones e até nos tablets. Por ser um sistema operacional de código aberto, atrai a atenção de muitos desenvolvedores, o que possibilita o surgimento de uma grande quantidade de aplicativos. Em sua loja virtual, atualmente existem mais de 450.000 aplicativos.

Oferece vários recursos para facilitar a vida dos usuários que ficam o tempo inteiro conectados à internet.

Leia Também:  Aplicativo da DreamWorks para fazer mini-vídeos

iOS

O iOS só roda nos aparelhos da Apple

O iOS é o sistema operacional exclusivo dos aparelhos móveis da Apple (iPhone) e tem como destaque a loja virtual App Store, onde é possível encontrar cerca de 585.000 aplicativos. Apresenta uma interface diferenciada, ótima qualidade gráfica para rodar jogos pesados e oferece aplicativos para você acessar diretamente as principais redes sociais.

BlackBerry OS

O BlackBerry OS faz sucesso no mundo corporativo

Usado pelos smartphones BlackBerry, da Research In Motion, este sistema operacional suporta aplicativos em Java, trackball, touchscreen, é multitarefa e tem muitos recursos bastante conhecidos no mundo corporativo, como o BlackBerry Messenger, para o envio de mensagens instantâneas entre os aparelhos que usam o BlackBerry OS.

Symbian

O Symbian se destaca pela economia de bateria que proporciona

O Symbian equipa os aparelhos da Nokia e se destaca pela simplicidade, facilidade de operação e pela grande capacidade de gerenciar os recursos dos smartphones, usando pouca bateria e memória. É bastante estável e seguro, e ganhou recentemente algumas atualizações, trazendo novos recursos e aplicativos.

Windows Phone

O Windows Phone traz muitos recursos desenvolvidos pela Microsoft

Desenvolvido pela Microsoft, o Windows Phone ainda é novo no mercado, encontrado em alguns aparelhos da Nokia, HTC, ZTE e Samsung. Ele vem agradando a muitos usuários, devido ao grande número de aplicativos oferecidos e funções, além da facilidade de uso, através da interface Metro, que também aparece nos aplicativos mais modernos da gigante da informática.

Top