Fotos & Vídeos

Anúncios da Benetton: fotos

Por Isah

A Benetton se tornou conhecida mundialmente por causa da sua publicidade. Os anúncios apresentados nas últimas décadas são marcados sempre pela polêmica e pela ousadia. Por trás de cada peça desenvolvida pela marca, há um contexto histórico e um objetivo que caminha na contramão do capitalismo.

Anúncio aborda o tema racismo. (Foto:Divulgação)

Um breve resumo da história da Benetton

A Benetton é uma marca italiana especializada em roupas resistentes e confortáveis. A história da grife começou no ano de 1963, quando Giuliana Benetton resolveu confeccionar uma blusa de lã bem colorida e que encantou todos os vizinhos. Juntamente com o irmão, ela abriu uma loja de roupas e começou a vender as peças coloridas, que logo fizeram grande sucesso.

Com o passar do tempo, a Benetton evoluiu a sua proposta de trabalho e buscou expansão. A marca conquistou instantaneamente a preferência dos jovens, que se identificaram com a variedade de cores. Dez anos depois de ter iniciado as atividades no mercado, a Benetton já contava com 200 lojas pelo mundo.

A internacionalização da grife aconteceu em ritmo acelerado, conquistando grandes mercados como Estados Unidos e Japão. No início dos anos 90, a Benetton não tinha apenas pulôveres de lã na sua linha de produtos, mas contava também com relógios e outros itens que despertavam o interesse dos consumidores mais jovens. Devido à estratégia de marketing, a Benetton não se consagrou apenas como marca, mas se tornou um verdadeiro estilo de vida.

O polêmico beijo do padre e da freira criado por Toscani. (Foto:Divulgação)

Nas últimas décadas, a Benetton apostou em uma comunicação polêmica, que não visava divulgar os produtos de moda, mas sim fazer uma crítica social e estimular uma reflexão. Oliviero Toscani, fotógrafo oficial da marca desde 1982, começou a produzir fotografias chocantes, irreverentes e que exploram temas atuais, como fome, guerra, pobreza, AIDS, racismo, homossexualidade, política e violência doméstica.

A campanha ganhou o nome de United Colors of Benetton e transformou para sempre a publicidade da grife, que já tinha uma marca consolidada quando iniciou a série de anúncios polêmicos. Em algumas peças, Toscani apresenta a mensagem de forma clara e gritante, já em outras o recado fica escondido em uma imagem polêmica.

Saiba mais: Benetton decide remover montagem de beijo entre papa e imã

Anúncios polêmicos da Benetton

Veja a seguir uma galeria com anúncios da Benetton, desenvolvidos por Oliviero Toscani:

Veja também: Garrafas da Absolut: fotos

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *