Menu

Notícias

Atualizado em 24 de junho de 2012, às 7:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Alimentos para quem tem gastrite – dicas

Saiba mais sobre a gastrite e sua relação com a alimentação. Conheça quais os alimentos mais recomendados para quem tem esse problema.
470951 principal 166 Alimentos para quem tem gastrite – dicasPara quem tem gastrite, escolher os alimentos certos é essencial.

Uma dieta balanceada é indispensável para a saúde e o bem-estar do organismo, principalmente para as pessoas que sofrem de problemas como gastrite. Nestes casos, melhorar a alimentação ajuda a diminuir os incômodos causados e ainda aumenta a qualidade de vida. Saiba mais.

Gastrite e alimentação

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que pode ser diagnosticada através do exame chamado endoscopia. Os sintomas mais comuns geralmente são queimação, dor na região estomacal e sensação de queimação. Quando ocorre uma lesão grande, chamada de úlcera, pode acontecer sangramento digestivo.

O consumo de alguns alimentos pode piorar os sintomas da gastrite. Por isso, o mais indicado é evitá-los. É importante consultar um nutricionista para orientar quais os alimentos devem ser evitados e quais podem ser consumidos.

Conheça os alimentos que previnem a gastrite

Alimentação para quem tem gastrite

1. Dê preferência para alimentos como couve, gengibre, hortelã, pois possuem propriedades calmantes e antiinflamatórias. Além disso, não se esqueça de tomar muita água entre as refeições;

2. Prefira temperos naturais como sálvia, coentro, tomilho, manjericão, gengibre e alho. Pois não são agressivos ao estômago;

3. Consuma muitas frutas e vegetais crus. Porém, evite o consumo excessivo de frutas ácidas como limão, laranja que podem piorar a gastrite. No caso da laranja, prefira a do tipo lima, pois é menos ácida;

4. Fique atento para os produtos que fazem mal e evite consumi-los. Lembre-se que não são todos os alimentos que nosso organismo aceita;

470951 Prefira carnes brancas verduras e legumes Alimentos para quem tem gastrite – dicasPrefira carnes brancas, verduras e legumes.

5. Alimente-se bem devagar, mastigando bem os alimentos e evite ingerir líquidos durante a refeição, principalmente refrigerantes;

6. Não fique por muito tempo sem comer. O ideal é se alimentar a cada três horas;

7.  Tome leite com moderação, pois ele é uma substância ácida. Embora muitos acreditem que ele pode fazer bem durante as crises de gastrite, essa informação não é correta. O ideal é beber água gelada quando estiver com dor, para diminuir os sintomas;

8. Para os apreciadores de um bom café, a opção correta são as versões descafeinadas. Os chás pretos, chá mate, chocolate e café contêm cafeína, que estimula a produção de ácidos no estômago, piorando a gastrite.

9. Evite as frituras e alimentos muito gordurosos, pois pioram os sintomas. Se quiser comer um alimento frito, use frigideira de teflon sem adição de óleo;

10. Evite alimentos que causam irritação da mucosa do estômago como o açúcar, a carne vermelha, o álcool, os temperos fortes, o molho de tomate, as frutas acidas (mexerica, maracujá, abacaxi, kiwi, morango), os sucos ácidos, os alimentos com cafeína, o pimentão e a berinjela (difíceis de serem digeridos).

Alimentos recomendados para quem tem gastrite

  • Ovo;
  • Mamão, maçã, banana;
  • Batata;
  • Peixes e frango;
  • Suco verde;
  • Brócolis, couve e outros legumes e verduras;
  • Caldo de feijão;
  • Gelatina;
  • Pão integral;
  • Iogurte;
  • Água de coco;
  • Sucos naturais diluídos em água.
470951 O mamão a couve ovo batata agua de coco iogurte natural são excelentes para quem tem gastrite Alimentos para quem tem gastrite – dicasO mamão, a couve, o ovo, a batata, a água de coco e o iogurte natural são excelentes para quem tem gastrite.

Veja os tratamentos naturais para a gastrite

A alimentação para as pessoas que possuem gastrite deve ser balanceada, rica em frutas, verduras e legumes. Os alimentos como frituras, refrigerantes, que contenham cafeína e frutas acidas devem ser evitados, pois podem piorar os sintomas da gastrite, provocando dor intensa e desconforto gástrico.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.