Menu
Você está em: MundoDasTribos > Adware e propagandas: como remover do navegador

Os adwares são programas que mostram propagandas e anúncios em seu navegador, causando incômodo aos internautas e lentidão na conexão. Aprenda a identificá-los e a eliminá-los do browser.
 

Ao visitar determinados sites, alguns internautas acabam se deparando com diversas propagandas na página, que anteriormente não existiam, e ao clicarem em qualquer link, são abertos pop-ups que levam a mais anúncios, causando muito incômodo. Quando isso acontece, é sinal de que existe um adware instalado em seu navegador.

Perfil do Facebook com propagandas na parte inferior da página (Foto: Divulgação)

Os adwares são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, que podem causar lentidão durante a navegação. Geralmente, eles vêm disfarçados na forma de plug-ins ou extensões para o navegador, podendo estar juntos ainda a vários programas gratuitos que instalamos em nossos PCs.

 

Alguns adwares possuem capacidade para coletar informações básicas sobre o usuário, como as suas preferências por determinados tipos de produtos e a localização, que são enviadas aos anunciantes e utilizadas para a criação de blocos de propagandas específicas para aquele perfil de internauta.

Assista aos vídeos sem anúncios: Desabilite as propagandas no Youtube

Como saber se meu navegador possui Adware instalado

Outro exemplo de perfil do Facebook com Adware instalado (Foto: Divulgação)

Para saber se há adwares instalados em seu navegador, basta prestar atenção aos sites que você tem o costume de visitar. Se anteriormente eles não exibiam essa grande quantidade de anúncios e de repente passaram a exibí-los, principalmente em áreas que ele normalmente não apareciam, é provável que você possui esse complemento em seu PC.

Um bom teste pode ser feito em seu perfil no Facebook. Depois de fazer o login, repare se há banners na página, localizados no centro, nas laterais, nas partes inferior e superior, ou se existem anúncios piscando ou reproduzindo sons e imagens automaticamente. Caso eles estejam lá, a culpa é de um adware instalado no navegador.

Deixe a navegação mais limpa: Programas para bloquear propagandas

Como remover adware e propagandas do navegador

Menu de extensões do Google Chrome (Foto: Divulgação)

Para remover adware e propagandas do navegador, siga os passos abaixo, conforme o browser que você utiliza, e fique livre dos incômodos anúncios.

– Internet Explorer

1 – Clique no menu “Ferramentas”.

2 – Vá até a opção “Gerenciar complementos”.

3 – Selecione “Barras de ferramentas e extensões” e desative ou desabilite os plug-ins e complementos.

– Firefox

1 – Na barra de ferramentas, selecione a opção “Ferramentas”.

2 – Clique em “Complementos”.

3 – Escolha a opção “Extensões” e desabilite as extensões indesejadas.

– Google Chrome

1 – Clique no menu localizado no canto superior direito e coloque o mouse sob a aba “Ferramentas”.

2 – Selecione a opção “Extensões” e desative os plug-ins indesejados (basta clicar na caixinha de seleção).

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL