Procon pode tirar do ar sites da Americanas.com, Shoptime e Submarino

Promoção do site Submarino / Divulgação A decisão foi publicada esta semana no Diário Oficial do Estado de São Paulo: uma determinação do Procon-SP…

Promoção do site Submarino / Divulgação

A decisão foi publicada esta semana no Diário Oficial do Estado de São Paulo: uma determinação do Procon-SP quer retirar do ar pelo período de 72 horas os sites da B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelos sites de vendas pela internet Americanas.com, Shoptime e Submarino. Além disso, a empresa terá que pagar multa de R$ 1.744.320.

Segundo o Procon do estado de São Paulo, o motivo da decisão foi o atraso reincidente na entrega de produtos. O órgão já atuou contra a empresa e aplicou outras multas pelo mesmo motivo, mas em vez de corrigir suas falhas, o número de queixas contra os sites da B2W só aumentou. No último segundo semestre de 2010 para o primeiro semestre de 2011, o número de reclamações subiu de 1.479 para 3.635 (aumento de 246 %).

A B2W tem 15 dias para recorrer à decisão tomada pelo Procon-SP, que pode analisar novamente o procedimento. Caso a tomada seja confirmada, os sites Americanas.com, Shoptime e Submarino serão impedidos de comercializar qualquer produto pelo período de 72 horas (apenas para o estado de São Paulo). Vale lembrar que em abril de 2011, o site Americanas.com foi proibido temporariamente de comercializar no estado do Rio de Janeiro pelo mesmo motivo.

Todas as empresas de comércio pela internet tem o dever de cumprir o prazo estipulado para as entregas. Caso ele seja descumprido, é um direito do consumidor registrar a queixa no Procon do seu estado ou através de sites como o Reclame Aqui.

Top