Menu

Curiosidades

Atualizado em 13 de abril de 2012, às 6:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 13 de abril: Dia do Beijo

Comemore o dia do beijo conhecendo a origem, significado e algumas curiosidade sobre o toque dos lábios.
426801 13 de abril Dia do Beijo Cópia 13 de abril: Dia do BeijoO beijo é um gesto de afeto para as relações modernas.

No dia 13 de abril comemora-se o Dia do Beijo, sendo assim uma ocasião perfeita para celebrar em boa companhia. Os casais com certeza poderão aproveitar a data para beijar muito e desfrutar ao máximo deste gesto de afeição que aquece os relacionamentos.

No latim, a palavra beijo significa ‘toque dos lábios’. O costume de beijar pessoas é remoto, como revelam as paredes de templos indianos que apresentam várias cenas do gênero desenhadas. Acredita-se que o beijo existe desde 2.500 anos a.C., sendo que ao longo do tempo ele assumiu vários significados.

Nem sempre o ato de beijar assumiu caráter romântico na vida das pessoas. Nas civilizações antigas, o beijo era usado como uma forma de reconhecimento entre as classes sociais. Os mais nobres e influentes podiam beijar os lábios, enquanto as pessoas com menos status deviam dar beijo nas mãos. No caso dos gregos e romanos, o beijo era dado entre os guerreiros que voltavam do combate.

Existem muitas teorias que tentam explicar a origem do dia do beijo, mas nenhuma delas fornece um esclarecimento exato. Uma das histórias mais contadas sobre o surgimento da data comemorativa aconteceu na Itália, envolvendo o “Don Juan” Enrique Porchelo.

Diz à lenda que o italianinho adorava beijar as mulheres da vila sendo elas solteiras ou casadas. Mas, no dia 13 de abril de 1882, um padre indignado com a situação, ofereceu um prêmio em moedas de ouro para as moças que não haviam ganhado um beijo de Enrique. Pois bem, nenhuma moradora da vila foi premiada.

Curiosidades sobre o beijo

426801 13 de abril Dia do Beijo 1 Cópia 13 de abril: Dia do BeijoO significado do beijo mudou ao longo do tempo.

• Na Escócia, era comum o padre beijar os lábios da noiva no final da cerimônia como sinal de benção. Na festa de casamento, ela deveria distribuir beijos entre os homens em troca de dinheiro;

• Durante o século XV na Itália, o homem que beijasse uma donzela em público era obrigado a se casar com ela;

• O ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua) na hora de beijar;

• Estima-se que, uma pessoa beija em média 24 mil vezes ao longo de sua vida;

• Beijar faz bem para a saúde! Pesquisas revelam que os beijoqueiros sofrem menos de doenças no aparelho circulatório. Eles também estão menos propícios a desenvolver insônia e dores de cabeça;

•O recorde mundial de beijos pertence ao americano Alfred A. E. Wol, que conseguiu beijar 8.001 pessoas em oito horas;

• Segundo o livro Dossiê do Beijo, de Pedro Paulo Carneiro, existem 484 formas de beijar;

• Apesar de fazer bem para a saúde, o beijo também pode ser uma via de contaminação. Estima-se que a troca de saliva pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes.

426801 13 de abril Dia do Beijo 2 Cópia 13 de abril: Dia do BeijoBeijo na boca é bom, mas com sentimento é mais gostoso.