Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Economia > 10 dicas para administrar as finanças do casal

10 dicas para administrar as finanças do casal

Com o casamento vem o aumento das responsabilidades e das dívidas. Agora, o pensamento deve ser coletivo para tudo, inclusive para a administração do dinheiro. Por isso, é importante estabelecer algumas regras para que o endividamento e a falta de recurso financeiro acabem com a boa relação. O livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” de Gustavo Cerbasi, dá boas dicas de como conseguir manter uma relação a dois sem ter problemas no casamento e nas finanças. Confira abaixo 10 dicas para administrar bem as finanças do casal:

 

Comece cedo a administrar o dinheiro do casal (Foto: Divulgação)

1 – A organização deve começar na preparação para o casamento

Quando o namoro começa a ficar sério e caminha para um casamento é preciso organizar as finanças. O casal precisa começar a rever os gastos e tratar os dois salários com um bem único. O primeiro passo para isso é poupar dinheiro. Juntos, a quantia a ser poupada deve ser decidida e respeitar esse valor mensal de reserva de dinheiro é preciso para o plano rumo ao altar dar certo.

10 dicas para administrar as finanças do casal
10 dicas para administrar as finanças do casal sem brigas (Foto: Divulgação)

2-Não deixe dívidas do casamento para serem pagas depois da união

Um dos principais erros dos casais é começar um casamento endividado. É correto quitar os débitos antes de irem oficialmente morar juntos. Arrastar parcelas da festa e de tudo mais que fizeram para o casório acontecer é trágico para a relação. É preferível casar sem festa ou fazer um planejamento para se ter uma comemoração a altura do seu sonho que não acarrete em contas a mais. A administração das finanças do casal é fundamental nessa etapa.

 

Siga as 10 dicas para conseguir administrar as finanças do casal e tenha um novo ano de sucesso (Foto: Divulgação)

3- Controle de gastos dos recém-casados

Mal acabou de dizer “sim” no altar e está preocupada com as contas? Calma, pois é possível ter uma vida a dois tranquila se você souber usar o dinheiro. Coloque em uma planilha as contas fixas mensais, como por exemplo, água, luz e telefone. Faça um balanço do que sobra do salário do casal, e não esqueça de poupar parte do dinheiro para investimentos futuros. Com o tempo isso vai virar um hábito e as contas sempre ficarão em ordem.

10 dicas para administrar as finanças do casal
10 dicas para administrar as finanças do casal e ter mais dinheiro no final do mês (Foto: Divulgação)

4-    Nunca esconda gastos do seu parceiro

Um dos grandes erros de quem está querendo organizar os gastos dos casal é esconder os gastos. O casal precisa saber quanto cada um ganha de salário e quanto tem de gastos. A dica é organizar as finanças de um  jeito aonde o casal tenha transparência.

Comprar produtos escondido do marido não ajuda com a organização da casa. O mesmo vale para os maridos que não gostam de dar satisfação dos gastos. Para que o casal conquiste algo junto é necessário somar as rendas e saber controlar os gastos. Como fazer isso se um esconde os gastos do outro?

O certo é que um dos dois tome frente e pague as contas, pegue o dinheiro do casal para isso e o que sobrar definam o quanto vão gastar individualmente o quanto vão guardar.

10 dicas para administrar as finanças do casal
Jogue limpo com ralação ao salário que você recebe (Foto: Divulgação)

5-    Não minta com relação ao valor que recebe de salário

Não é bom para as finanças do casal que o salário seja escondido. O casal tem que saber quanto de renda entra na conta do casal para depois definir os investimentos e a divisão para o pagamento das contas.

10 dicas para administrar as finanças do casal
Administre melhor as suas finanças e tenha mais conquistas em casal (Foto: Divulgação)

6-   Cuidado com as compras superficiais

Jamais faça compras superficiais que podem estourar o orçamento planejado pelo casal sem uma boa conversa com o seu parceiro que justifique o gasto. O certo é sempre ter um dinheiro para investir em coisas individuais. Por isso, some os salário, some as contas e depois defina quanto sairá de casa salário para que as contas sejam pagas. Assim, fica mais simples conseguir saber qual valor tem disponível para investir em casal.

10 dicas para administrar as finanças do casal
O ideal é gastar sempre em parceria (Foto: Divulgação)

7-   Compras pessoais

Ao fazer um controle de gastos do casal, reserve um dinheiro para os dois fazerem compras pessoais. É muito importante que cada um tenha um dinheiro reservado para fazer compras pessoais. É necessários que o casal separe parte do salário para compras pessoais para que não tenham que ficar pedindo dinheiro uns para os outros. Assim a individualidade de vocês é respeitada, mas sem prejudicar os planos que traçaram juntos.

10 dicas para administrar as finanças do casal
As finanças do casal deve sempre ser debatida com calma (Foto: Divulgação)

8-   Novas compras para a casa

Debata a necessidade de aquisições para a casa junto com o seu conjugue para evitar desavenças. Pensem juntos em formas de fazer o necessário para ter uma boa qualidade de vida sem extrapolar o orçamento de vocês.

10 dicas para administrar as finanças do casal
Poupar é essencial (Foto: Divulgação)

9-   Poupança é essencial

Poupe um dinheiro pensando nos meses que o casal pretende gastar além do orçamento, como por exemplo, os festivos.

10 dicas para administrar as finanças do casal
Coloque a dívida do casal no papel (Foto: Divulgação)

10-   Pense no bem no casal

E por fim, pense sempre pelo bem do casal quando for gastar o seu salário, para que os dois consigam alcançar as metas determinadas em dupla, como por exemplo, a compra de uma casa e um carro.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *