Zoológicos para Visitar no Brasil

Desde muito tempo, o homem se mostrou, ao mesmo que o animal mais fascinante do planeta, capaz de alterar completamente o ambiente onde vive,…

Desde muito tempo, o homem se mostrou, ao mesmo que o animal mais fascinante do planeta, capaz de alterar completamente o ambiente onde vive, mostrou-se também o mais terrível, consumindo, devastando e colocando diferentes espécies em extinção.  E, enquanto uns acredita que é para manter algumas espécies de animais em lugar seguro, outros preferem acreditar que é somente para transformar animais em meras atrações, os zoológicos, jardim zoológico ou simplesmente zoo, é um local específico onde animais selvagens e domesticados permanecem para serem exibidos ao público, como também para receberem tratamentos especiais. Um zoológico, ao mesmo tempo em que é destinado a exibir os animais, também é composto por diferentes profissionais da área que trabalham para manter os animais saudáveis, como veterinários e zootecnistas.

A preservação de espécies através da posição de vida em cativeiro oferecida aos animais é muitas vezes criticada por diferentes pessoas, no entanto, com o ecossistema alterado que o ser humano criou, também é comum que muitas vezes um jardim zoológico seja a localidade com a maior chance de um animal sobreviver.

Independente de toda esta polêmica, é bem possível que o zoológico seja o único lugar que venha a permitir que algumas pessoas possam vislumbrar a presença de animais exóticos e selvagens, assim como contemplar a beleza natural que praticamente todos eles têm a oferecer, somente pelo fato de existirem.

No Brasil, diversos jardins zoológicos são abertos ao público, com seus materiais disponíveis online para averiguação de horário de funcionamento, preços, endereços e notícias acerca de atrações e eventos especiais. Em Curitiba, no Paraná, o Zoológico do Parque Regional do Iguaçu, é considerado o maior parque urbano do Brasil e está aberto de terça a domingo, das 8 até as 17 horas. Já em Belém do Pará, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi abriga uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, além de atividades educativas.

Na Paraíba, em João Pessoa, há o Parque Arruda Câmara, chamado popularmente de Bica, onde há a Fonte de Tambiá. Em Pernambuco, na cidade de Recife, o Parque Dois Irmãos, com uma área de 384,42 hectares, tendo 14 hectares ocupados pelo Zoológico de Recife, possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco.  Já em Cuiabá, há no Mato Grosso há o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso. Enquanto, no sul do país, em Pomerode, Santa Catarina, o Zôo de Pomerode – Fundação Hermann Weege foi fundado em 1932, sendo assim o primeiro zoológico fundado na região sul do Brasil.

Para quem está no estado de São Paulo, muitas são as opções. Como o Instituto Butantan, na cidade de São Paulo, o Parque Zoológico Municipal de Bauru, o Parque Zoológico Municipal Eng. Cid. Almeida Franco, em Americana, o Zôo de São Bernardo, em São Bernardo do Campo.

Quem procura mais informações acerca de zoológicos, não somente das instituições, mas sobre o profissional que atua nesta área, pode consultar o site da Sociedade de Zoológicos do Brasil.


Top