Yoga para os olhos: como fazer

A yoga é uma prática comum entre as pessoas, sendo um meio de equilibrar as disciplinas físicas e mentais. Apesar da origem indiana, o…

Os olhos também podem ser beneficiados pela yoga.

A yoga é uma prática comum entre as pessoas, sendo um meio de equilibrar as disciplinas físicas e mentais. Apesar da origem indiana, o conceito se difundiu no Ocidente e hoje é muito utilizado para aumentar o bem-estar, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

O que muita gente desconhece é que a yoga também pode ser realizada em benefício dos olhos. Existem exercícios que ajudam a prevenir problemas visuais e ainda por cima permitem combater o envelhecimento da musculatura. A prática pretende amenizar as consequências da vida moderna que afetam os olhos, como a intensidade da luz que incide da tela do computador ou da TV.

Todo tipo de tensão sofrida pelos olhos pode ser aliviada através dos exercícios de yoga. Amenizando o desconforto do aparelho visual, provavelmente o indivíduo não vai desenvolver distúrbios graves que afetam a capacidade da visão.

Saiba mais: Principais doenças que afetam os olhos

A Yoga para os olhos é uma alternativa tanto para quem deseja prevenir doenças como também para quem já sofre de problemas visuais, como é o caso da miopia e da vista cansada. A manutenção da saúde dos olhos através de exercícios promete resultados impressionantes, sendo que em casos de presbiopia, o indivíduo pode até dispensar o uso de óculos.

 Como fazer exercícios de yoga para os olhos?

A massagem nas pálpebras é um exercício importante.

1. Logo pela manhã, massageie levemente a região dos globos oculares com os dedos, fazendo movimentos circulares e mantendo o contato suave com as pálpebras. É importante não forçar.

2. Feche os olhos com firmeza (apertando as pálpebras) e depois os abra. Pisque por alguns minutos. Repita este processo cinco vezes.

Continuar Lendo  Reunião de pais: como se comportar, dicas

3. Posicione o seu indicador a 10 centímetros de distância do nariz. Movimente a cabeça para a direita e para a esquerda, mantendo o olhar fixo no dedo. Procure respirar com calma ao repetir dez vezes o movimento. Este exercício tem como objetivo aumentar a mobilidade do aparelho visual, além de relaxar.

A claridade natural faz bem para os olhos.

4. Diante da janela, tampe os seus olhos levemente com a palma da mão e faça um movimento de rotação com a cabeça, substituindo a posição do dedo pelo sol durante dois minutos. É importante não olhar diretamente para a luz solar. Esta experiência com a claridade natural ajuda a estimular a retina dos olhos.

5. Tampe os dois olhos com as palmas das mãos, sem pressioná-los, e permaneça na escuridão total por dois minutos. A experiência vai proporcionar  relaxamento mental e muscular, já que os pensamentos diminuem quando se está de olhos fechados.

Veja também: Vista cansada – como evitar, tratamentos, dicas

Top