Xícaras e canecas para fazer cupcakes: fotos

Isabella Moretti 20/11/2012 Fotos & Vídeos

O cupcake é um bolo individual cuidadosamente decorado que tem como objeto agradar aos olhos e ao paladar. Esta guloseima fofa começou  fazer sucesso nos Estados Unidos e depois de alguns anos chegou ao Brasil, incorporando novos sabores e confeitos.

Uma belíssima xícara para preparar cupcake. (Foto:Divulgação)

Cupcake: um bolinho que conquistou o Brasil

Embora seja um doce moderno, o cupcake foi mencionado pela primeira vez em 1796, quando uma anotação de receita se referiu a um determinado ‘bolo para ser assado em xícaras’. Depois de anos sendo preparado por culinaristas, o cupcake se tornou uma febre no mundo todo. Os bolinhos são feitos em cupcakerias e integram o cardápio de diferentes festas, como aniversários infantis, casamentos e chás de bebê.

Muitas pessoas confundem o cupcake com o muffin, afinal, os dois são bolinhos que fazem sucesso nos Estados Unidos e estão conquistando aos poucos as preferências dos brasileiros. Basicamente a diferença entre as duas guloseimas está na massa, pois o cupcake é mais leve e macio do que o muffin.

Quando chegou ao Brasil, o cupcake teve a sua receita adaptada ao paladar do brasileiro. Ao invés de ser coberto exclusivamente com um creme amanteigado, como acontece nos EUA, o bolinho ganhou novas coberturas e novos recheios deliciosos. A massa também ganhou novos sabores, como cenoura, baunilha, laranja e abacaxi.

Saiba mais: Bolo na Caneca – Receitas de Bolo na Caneca

Cupcakes feitos em xícaras e canecas

As xícaras e canecas para preparar cupcakes precisam ser resistentes e esteticamente bonitas. (Foto:Divulgação)

Na hora de preparar cupcakes em casa, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual recipiente usar. Como nem sempre é possível comprar forminhas, existe a possibilidade de adaptar a receita tradicional ao uso de xícaras e canecas.

Quem pretende usar xícaras e canecas para preparar cupcakes deve tomar muito cuidado, afinal, não é todo recipiente que suporta o calor do forno ou do micro-ondas na hora de assar o bolinho. A cerâmica, por exemplo, é um material frágil que pode acabar trincando, por isso vale dar preferência às peças de porcelana.

O recipiente ideal tem boca larga e não é tão alto. (Foto:Divulgação)

Na hora de comprar um recipiente para fazer cupcakes em casa, é importante considerar outros aspectos do produto, como a espessura da xícara ou caneca que será usada na receita. Os modelos grossos, isto é, com bordas de um centímetro no mínimo, são perfeitos para o preparo dos bolinhos porque não são prejudicados com a formação de fissuras. O recipiente ideal também tem boca larga e não é tão alto.

Existem canecas e xícaras divertidas disponíveis no mercado que foram criadas especialmente para o preparo de cupcakes.  Elas possuem um design moderno que chega até a interagir com o bolinho, como é o caso do modelo ‘Bowl Cake’, da Oxford. Esta peça, encontrada no Magazine Luiza por R$ 17,60, é ideal para fazer receitas de micro-ondas.

Veja também: Bolo de chocolate de caneca

Fotos de xícaras e canecas para fazer cupcakes

Veja fotos de xícaras e canecas para fazer cupcakes:

Outros artigos

Faetec cursos gratuitos 2016: 50 mil vagas

25/08/2016

Faetec cursos gratuitos 2016: 50 mil vagas

A Faetec disponibiliza cerca de 50 mil vagas em cursos gratuitos para o segundo semestre de 2016, distribuídas por várias cidades do estado do Rio de Janeiro, abrind...

Manta Asfáltica Aluminizada: Preço

24/02/2015

Manta Asfáltica Aluminizada: Preço

A manta asfáltica aluminizada é uma das tecnologias mais utilizadas em termos de construção civil. Além de impermeabilizar o local onde é aplicada, ela reflete os ra...

Pacotes Internacionais Decolar.com

22/10/2010

Pacotes Internacionais Decolar.com

Pacotes Internacionais Decolar.com: Todos os interessados em realizar uma viagem ao exterior através dos melhores preços disponíveis do mercado, não deixem de co...