Xaropes caseiros para gripe e dores de garganta

Aprenda a fazer xaropes caseiros para gripe e dores de garganta. Com o inverno se aproximando, é comum pegar um resfriado ou ficar gripado.…

Por Isabella Moretti em 29/03/2016

Aprenda a fazer xaropes caseiros para gripe e dores de garganta. Com o inverno se aproximando, é comum pegar um resfriado ou ficar gripado. Para amenizar os sintomas desagradáveis, vale a pena apostar em soluções naturais, como o preparo de xaropes caseiros.

Xaropes caseiros para gripe e dores de garganta. (Foto Ilustrativa)

Xaropes caseiros para gripe e dores de garganta. (Foto Ilustrativa)

Os xaropes caseiros servem para atenuar os sintomas da gripe, como coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo e febre. Eles combinam ingredientes naturais ricos em nutrientes e que acabam com os males de uma infecção, como é o caso do limão, do alho e do mel.

Leia mais: Dor de garganta: dicas para tratar

Xaropes caseiros para gripe e dores de garganta

Selecionamos os melhores xaropes caseiros para gripe e dores de garganta. Confira:

Flor de laranjeira + alho + mel

Em uma vasilha, coloque 3 dentes de alho, 1 limão cortado em quatro partes e 3 colheres (sopa) de flor de laranjeira. Por último, despeje 1 xícara de mel. Tampe a mistura e deixe descansar por 12 horas. Após esse tempo, basta coar e tomar duas vezes por dia o xarope. Em menos de uma semana a dor de garganta estará curada.

O mel é um importante ingrediente na preparação de xarope caseiro. (Foto Ilustrativa)

O mel é um importante ingrediente na preparação de xarope caseiro. (Foto Ilustrativa)

Maçã + cenoura + limão + mel

Coloque no liquidificador ½ maçã sem casca e sem sementes, juntamente com ½ cenoura picada, suco de 2 limões, 100 ml de água e 3 colheres (sopa) de mel. Bata todos os ingredientes, até obter uma mistura homogênea. Tome três colheres de sopa por dia para amenizar os sintomas da gripe.

Saiba mais: Gripe ou Resfriado: Qual a Diferença?

Mel + conhaque + limão

Em um recipiente, misture uma xícara pequena de conhaque, uma colher de sopa de mel, meia xícara de água quente e suco de ½ limão. Coloque a mistura na caneca e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Esse xarope quentinho é ótimo para amenizar os sintomas do resfriado ou gripe.

Gengibre + guaco + canela + alho + açúcar

Coloque 1 xícara de açúcar cristal na panela e leve ao fogo, até formar uma calda. Adicione 1 xícara de gengibre em lascas. Na sequência, acrescente 1 limão inteiro e folhas de guaco. Deixe ferver um pouco. Por fim, junte 1 dente de alho e 1 ramo de canela em pau. Coe e consuma o xarope em até 10 dias.

O gengibre é bom contra dor de garganta. (Foto Ilustrativa)

O gengibre é bom contra dor de garganta. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Receitas de xarope caseiro para tosse alérgica

Além de preparar os xaropes caseiros para gripe e dores de garganta, é recomendado fazer gargarejos com vinagre e água ou bicabornato de sódio. Fazer repouso e beber bastante água também são fundamentais para a recuperação. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top