Xampu-bomba: o que é, riscos ao usar

O que convencionou-se chamar de xampu-bomba é uma mistura que está se tornando uma febre, principalmente entre as mulheres. A divulgação da receitinha, pela…

O que convencionou-se chamar de xampu-bomba é uma mistura que está se tornando uma febre, principalmente entre as mulheres. A divulgação da receitinha, pela internet, conquistou muitas adeptas. Há quem diga que ele não faz mal algum, se usado corretamente; mas também há os que não aconselham o uso dessa mistura nos cabelos. Saiba o que é xampu-bomba e quais os riscos, ao usá-lo.

Xampu-bomba promete acelerar o crescimento dos cabelos (Foto: Divulgação)

 Como é feito o xampu-bomba

O xampu que promete acelerar o crescimento dos cabelos é feito com três ingredientes: xampu sem sal, Bepantol líquido e Monovin A. Segundo as blogueiras adeptas, é preciso que o xampu não contenha sal, pois a presença deste componente na mistura anularia o efeito do Monovin A.

O Bepantol líquido é encontrado em farmácias e contêm pró-vitamina B5, óleo de amêndoas, lanolina e cera de abelha. Ele é muito utilizado em cosméticos, como fortificante e hidratante.

O Monovin A, por sua vez, é um produto para fins veterinários. Le tem uma concentração alta de vitamina A e costuma ser usado em cavalos, por meio injetável, para o tratamento de suas crinas. É encontrado em lojas agropecuárias.

Os ingredientes do xampu-bomba (Foto: Divulgação)

A receita de xampu-bomba é, então: 100 ml de xampu sem sal, 25 ml de Bepantol líquido e 1 ml de Monovin A. A indicação mais comum é que o xampu habitual seja substituído pelo xampu-bomba, ao menos durante 3 meses. Este também seria o tempo máximo de uso.

Em outras páginas, encontram-se indicações variadas de uso, como a alternância entre o xampu habitual e o xampu-bomba; o uso da receita em dias alternados da semana, entre outras.

Segundo os adeptos do xampu-bomba, os cabelos podem crescer, em média, 4 cm ao mês. Em seu ciclo normal, os cabelos crescem, aproximadamente, 1 cm ao mês.

O excesso de uso do xampu-bomba faria com que os cabelos começassem a cair. Na realidade, há relatos de pessoas que o usaram, durante um tempo, observando rápido crescimento e melhora da aparência dos fios; porém, após certo tempo, os cabelos começaram a cair. Por que isso pode acontecer? Existem riscos ao usar xampu-bomba?

Riscos ao usar xampu-bomba

Xampu-bomba pode causar queda de cabelo (Foto: Divulgação)

Segundo dermatologistas, o excesso do uso do xampu-bomba pode ser prejudicial aos cabelos, causando sua queda. Isso porque o Monovin A é uma vitamina que, em contato com o couro cabeludo, age como um anabolizante capilar. É por isso que os cabelos crescem mais rapidamente. Porém, há o outro lado da moeda. Os fios de cabelo, em seu ciclo normal, nascem, crescem e caem. Como o uso do Monovin A acelera esse processo, também poderá fazer com que a queda ocorra antes do normal. É por isso que há relatos de queda, após o uso prolongado do xampu-bomba.

Já o xampu sem sal e o Bepantol líquido não fariam mal algum aos cabelos pois, se o objetivo for o fortalecimento e a hidratação, então estes ingredientes da receitinha milagrosa seriam ideais.

Portanto, antes de optar pelo uso do xampu-bomba, vale ter atenção com os riscos (embora não graves) de se optar pela mistura. É preciso verificar as possíveis consequências da receita.

Top