Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Winamp será descontinuado em dezembro

Winamp será descontinuado em dezembro

Por Andre

Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, quem tinha o costume de baixar músicas pela internet e escutá-las diretamente no computador certamente chegou a utilizar, pelo menos uma vez, dois programas básicos para tais tarefas: o Napster, para fazer o download de músicas, e o Winamp, para executar os arquivos MP3.

O clássico player de MP3 não estará mais disponível para download, a partir do dia 20 de dezembro (Foto: Divulgação)

Criado em 1997, o player de áudio alcançou uma grande popularidade pouco tempo depois, crescendo junto com o Napster, rede de compartilhamento de arquivos MP3 lançada em 1999 e que foi fechada em 2001, após uma intensa batalha judicial entre os seus fundadores e a indústria fonográfica.

Mesmo assim, o Winamp não parou de crescer, ganhando, inclusive, versão para smartphones e tablets, tornando-se o player de mídia preferido de milhões de pessoas em todo o mundo, devido à sua leveza e aos vários recursos oferecidos, apesar dos inúmeros concorrentes que apareceram.

E para a surpresa de muitos, a AOL, que atualmente é a detentora do produto, divulgou a notícia de que o Winamp será descontinuado em dezembro, encerramento de atividades que afetará também o site e os serviços online integrados ao software.

Os motivos para o fim do Winamp

O player possui uma grande compatibilidade, com diferentes formatos de arquivos de áudio (Foto: Divulgação

Programado para o próximo dia 20 de dezembro, o fim do Winamp foi anunciado através de um comunicado no site oficial do produto, dando conta de que o media player, em todas as suas versões, não estará mais disponível para download após essa data.

A AOL não chegou a divulgar oficialmente os motivos que levaram à descontinuação do Winamp, mas de acordo com Rob Lord, que foi um dos responsáveis pelo crescimento do aplicativo logo que ele foi lançado, o declínio do software se deve ao mau gerenciamento do produto após a sua venda para a nova gestora.

Em entrevista a um site de tecnologia dos Estados Unidos, ele afirmou que o software desenvolvido pela Nullsoft poderia estar, hoje em dia, no mesmo patamar que o iTunes, da Apple, mas que isso não aconteceu devido a algumas falhas da AOL após adquirir o produto.

Baixe o player antes que ele não esteja mais disponível

Quem já possui o aplicativo instalado poderá utilizá-lo normalmente. Só não haverá a possibilidade de atualizá-lo (Foto: Divulgação

Se você usava o player do Nullsoft antigamente e quer matar a saudade do programa, ainda pode baixar o Winamp gratuitamente até o dia 20 dezembro, acessando o site www.winamp.com. No site oficial também estão disponíveis o Winamp para Android e as últimas atualizações do software, além de skins e plug-ins para o produto.

Quem possui versões mais antigas do programa poderá atualizá-las para a versão 5.66, a mais recente, lembrando que após a data citada acima, você não poderá mais baixar o aplicativo, em qualquer versão, na página oficial. Aqueles que já possuem o programa instalado continuarão a utilizá-lo normalmente.

Recomendado para você
Tecnologia

Como Entrar no Hotmail – www.hotmail.com.br

Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Como criar uma conta no Skype passo a passo

Tecnologia

Univali Intranet

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *