Wikipédia terá escritório no Brasil

A Wikimedia Foundation, responsável pelo site Wikipédia, contratou uma consultora brasileira para aumentar o seu prestígio no país. A enciclopédia livre quer contar com…

Por Isabella Moretti em 03/04/2012

O escritório da Wikipédia no Brasil será inaugurado em setembro.

A Wikimedia Foundation, responsável pelo site Wikipédia, contratou uma consultora brasileira para aumentar o seu prestígio no país. A enciclopédia livre quer contar com uma equipe nacional para atrair novos editores e usuários, por isso pretende instalar um escritório no Brasil.

Depois de inaugurar uma unidade na Índia, a Wikipédia vai montar um escritório em terras brasileiras, provavelmente em São Paulo. Será o segundo investimento fora dos Estados Unidos, que contará com o comando da consultora Oona Castro, de 31 anos. Apesar de jovem, a brasileira tem grande experiência com movimentos colaborativos e seu último trabalho foi no site Overmundo, onde ocupou o cargo de diretora-executiva.

Oona Castro será chefe do escritório da Wikipédia no Brasil.

Oona Castro será a futura chefe do escritório do Wikipédia no Brasil, depois de conseguir aprovações com louvor no processo seletivo. Ela terá um grande desafio pela frente, afinal, a comunidade de editores em língua portuguesa não apresenta crescimento no país. A equipe confirmada para atuar no escritório ainda é pequena e deve contar com três ou quatro profissionais.

Além de divulgar a Wikipédia e conseguir novos leitores, a equipe terá o desafio de tornar visível outros projetos da Wikimedia Foundation, como por exemplo, o Wikiquote, o Wikibooks e o Wikisource.

O diretor do Wikimedia, Kul Wadhwa, afirmou em sua última participação no Campus Party que os brasileiros consomem muito conteúdo, mas escrevem pouco, por isso a empresa está interessada em conquistar novos editores. Outra ação realizada no Brasil foi a parceria estabelecida com a UNESP (Universidade Estadual Paulista), que propôs a colaboração dos alunos dos cursos de biblioteconomia e de arquivologia para melhorar o conteúdo disponível em língua portuguesa.

O escritório da Wikipédia no Brasil deverá ser aberto no mês de setembro de 2012 na capital paulista. Contudo, também existe a possibilidade do Rio de Janeiro sediar a primeira unidade da enciclopédia no país.

Sobre a Wikipédia

A Wikipédia é a maior enciclopédia livre da internet.

A Wikipédia funciona como uma verdadeira enciclopédia na web, fornecendo aos internautas uma variedade de informações. Multilíngue e com caráter colaborativo, a Wikipédia já conta com 19 milhões de artigos publicados, sendo que 718 426 estão em português.

O lançamento da Wikipédia ocorreu em 2001 e primeiramente funcionou como um projeto Larry Sange. Devido a sua proposta de liberdade para cadastro e publicação de artigos, o site já recebeu várias críticas a respeito da veracidade do conteúdo, mas continua sendo usado como uma importante fonte nas pesquisas.

Diferente das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia usa um sistema aberto para montar o seu banco de informações. Ela conta com informações fornecidas pelos colaboradores de todo o mundo, que procuram desenvolver textos explicativos sobre determinados temas. Com esta facilidade para incluir artigos, a enciclopédia online gratuita conta com atualizações o tempo todo.

Top