Voz: Dicas de Exercícios Vocais

Voz: Dicas de Exercícios Vocais

Na matéria “Voz: Dicas de Exercícios Vocais” você aprenderá como cuidar adequadamente da saúde vocal. Existem meios de exercitar a voz e evitar uma…

Por Redacao em 24/03/2015

Na matéria “Voz: Dicas de Exercícios Vocais” você aprenderá como cuidar adequadamente da saúde vocal. Existem meios de exercitar a voz e evitar uma série de problemas, como rouquidão e pigarros na hora de falar. Veja também alguns procedimentos básicos que preservam a sua voz sempre saudável.

Voz: Dicas de Exercícios Vocais. (Foto: Divulgação)

Uma coisa extremamente importante, mas não levada muito a sério, é a voz. Segundo especialistas, exercitar a  voz é sempre positivo, especialmente para quem canta ou quem tem costume de trabalhar muito com a fala, como é o caso dos professores. Fazer exercícios na voz nunca é demais e não custa nada.

Leia mais: Saiba como proteger a voz da rouquidão

Voz: Dicas de Exercícios Vocais

Exercite a voz para mantê-la saudável. (Foto: Divulgação)

Separamos alguns procedimentos básicos para fazer com a Voz: Dicas de Exercícios Vocais. Confira:

Exercício sss

Deite-se de barriga para cima, encha a barriga de ar (sem subir o tórax) soltar em “sss” até acabar o ar. O peito e o pescoço devem estar relaxados. Segure o ar por 5 segundos, solte o ar das costelas, e por último solte o ar do abdômen em 5 segundos (não segure o ar com o pescoço).

Exercício ts

Em pé, encha a barriga (pouquinho) e as costelas (flutuantes e expandindo as costas) liberem o ar em “ts ts ts “com o primeiro tempo forte e os demais (3) mais fracos.

Exercício “trrrrrrr”

Esse exercício realiza uma espécie de vibração com a língua e é muito bom para acabar com o pigarro. Solte a sílaba “trrrrrrr”, de forma relaxada e sem forçar.

Os cuidados devem ser redobrados com quem trabalha com a voz. (Foto: Divulgação)

Você ainda tem dúvidas sobre como exercitar a voz? Então confira algumas dicas no vídeo abaixo.

Saiba mais: Mitos e verdades sobre a saúde da voz

Dicas para preservar a voz

Algumas dicas são consideradas preciosas nos cuidados com a saúde vocal. Confira:

– Coma maçã

A maçã é um dos alimentos indicados para preservar a saúde da voz. Ela tem ação adstringente e consegue limpar todo o trato vocal, ou seja, a região por onde passa o som. A fruta também ajuda a tornar a saliva mais fina e, por isso, a voz se torna mais precisa.

– Não grite e não sussurre

Qualquer tipo de esforço pode ser prejudicial para voz, especialmente quando a prática acontece com frequência. No caso do grito, o ar passa pelas cordas vocais em alta velocidade e por isso machuca. O mesmo problema também pode ser identificado no sussurro.

– Beba bastante água

Para deixar as pregas vocais sempre hidratadas, é recomendado tomar 8 copos de água por dia.

Mantenha as cordas vocais hidratadas tomando água. (Foto: Divulgação)

– Evite álcool e cigarro

As bebidas alcoólicas são responsáveis por agredir as cordas vocais, por isso elas devem ser evitadas. O cigarro é ainda mais prejudicial, pois provoca tosse, pigarro e irritação.

Veja também: 5 passos para manter a saúde da voz

Gostou da matéria “Voz: Dicas de Exercícios Vocais”? Tem mais alguma sugestão para preservar a saúde vocal? Deixe um comentário.

 

Top