Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015

PUBLICIDADE

Saiba mais detalhes sobre a “Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015”. No início do ano letivo, é importante pensar em formas de recepcionar bem os alunos. Ao invés de iniciar a matéria, vale a pena desenvolver tarefas que exploram esse momento de retorno à escola.

Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015. (Foto: Divulgação)

O período de volta às aulas é amado pelos alunos da educação infantil. Os pequenos aproveitam esse momento para comprar material escolar e também para colocar em dia a conversa com os coleguinhas de turma. As atividades desenvolvidas na primeira semana de aula devem reconhecer essa realidade, afinal, a criançada está eufórica, agitada e com muitas novidades para contar.

Leia mais: Dinâmicas de volta às aulas

PUBLICIDADE

Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015

As crianças sempre ficam ansiosas para rever os amigos. (Foto: Reprodução/ Tom & Dee Ann McCarthy)

Confira algumas opções de Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015:

Redação

O professor pode propor aos alunos que escrevam uma redação contando sobre o que fizeram nas férias de verão. Esse exercício ajuda a criança a exercitar a escrita e a memória. Parece uma ideia ultrapassada, mas ainda funciona.

Roda de bate-papo

No primeiro dia de aula, o professor pode montar uma roda de bate-papo. Convide as crianças para sentar em círculo e peça para que cada uma delas fale a respeito dos momentos mais marcantes das férias.

Desenho é uma ótima atividade para o primeiro dia de aula. (Foto: Divulgação)

Desenho

PUBLICIDADE

O desenho é um dos melhores meios de expressão na infância. Pensando nisso, o professor pode pedir para que os alunos desenhem a melhor experiência que tiveram nas férias. No final da aula, os trabalhos podem ser expostos em mural na sala.

Atividades para imprimir

Na internet, o professor da educação infantil pode encontrar uma série de atividades para imprimir. Desenhos para colorir, cruzadinha, ligue os pontos, caça-palavras e labirinto são algumas opções interessantes para ocupar o tempo dos alunos no primeiro dia de aula. Veja a seguir três atividades para imprimir:

 

Dinâmica

No primeiro dia de aula, vale à pena realizar uma dinâmica de integração com as crianças. Uma brincadeira bastante popular entre os pequenos é a de “Gato e Rato”. A mecânica é bem simples: todos os alunos formam uma roda, sendo que um deles será o rato (fica no centro da roda) e o outro será o gato (fica fora da roda). O gato deve perguntar: “Seu Ratinho está?”. As crianças entoam: “Não”. “Que hora ele chega?” pergunta novamente o gato. Todos os integrantes da roda escolhem um horário qualquer e começam a rodar. O gato, então, começa a perguntar a hora, até finalmente acertar o horário.  Ao acertar, as crianças deixam o gato entrar na roda e perseguir o gato. A brincadeira acaba quando o gato pega o rato.

Você tem mais ideias para acrescentar à matéria “Volta às aulas: atividades de educação infantil 2015”? Se sim, deixe um comentário.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.