Você sabe qual é a diferença entre financiamento e leasing? Confira!

Muitas pessoas por não saberem qual procedimento adotar, ficam na dúvida na hora de comprar um veículo. Com a facilidade que há hoje em…

Muitas pessoas por não saberem qual procedimento adotar, ficam na dúvida na hora de comprar um veículo. Com a facilidade que há hoje em dia em comprar veículos, móveis, casas, muitos não pensam duas vezes em iniciar um financiamento. No entanto, antes de qualquer atitude, primeiramente deve-se saber quais são as formas de pagamento que a empresa dispõe para o cliente. No caso de veículos muitos optam pelo financiamento e muitos pelo leasing, mas qual a diferença entre eles? Confira abaixo.

No leasing o bem continua sendo propriedade da empresa, apenas é concedido o direito de uso do bem por tempo determinado e condições previamente acertadas entre a agência bancária e o cliente. Neste procedimento existe a possibilidade de obtenção do bem ao final do contrato, porém só passará para o nome do proprietário (cliente) quando este já tiver terminado de acertar todas as parcelas do bem.

No financiamento ou CDC (crédito direto ao consumidor) como é conhecido, o cliente compra o bem de bancos ou financeiras, passando assim a possuir o direito de posse do mesmo. Nesse procedimento o bem já passa a ser registrado no nome do comprador e a alienação fiduciária em favor do vendedor. O veículo fica alienado no nome da financeira, pois é uma garantia que a financeira possui caso do comprador não cumprir com o combinado. Neste caso o veículo volta para a posse da agência.

Neste caso podemos concluir que no financiamento, a pessoa adquirente tem a posse e o direito de uso do bem, apenas fica a alienação em nome do vendedor, no caso a agência bancária ou a financeira, até a quitação da dívida. Já o leasing, é a combinação entre o financiamento e o aluguel, ou seja, o bem é alugado por um certo tempo, e poderá ser devolvido ao proprietário no fim do contrato, ou ficar com ele conforme acertado entre as partes.

Leia Também:  Depósito identificado: o que é

Outros fatores que interferem em uma negociação são as taxas que o financiamento e o leasing possuem. Dependendo de qual optar, os descontos nas taxas de juros poderão ser altos, conforme a quitação antecipada. O leasing por ser um aluguel do bem, as taxas de juros tendem a ser mais baixas que as do financiamento, o qual prevê um desconto na parcela antecipada ou total da dívida.

Top