Você sabe Construir um Viveiro de Mudas?

Manter um jardim em uma casa ou ambiente rural não é tão simples haja vista muitas pessoas não saber lidar com as tarefas de…

Por Redacao em 01/09/2011

Manter um jardim em uma casa ou ambiente rural não é tão simples haja vista muitas pessoas não saber lidar com as tarefas de cuidar de plantas e flores. Não resta dúvida que elas precisam sempre de cuidados especiais. Cuidar do plantio e desenvolvimento das plantas é algo satisfatório para qualquer pessoa que gosta da natureza, do verde das florestas e plantações. Contudo, todo o cuidado deve ser tomado a partir dos primeiros passos deste processo que é justamente sobre a forma de se construir um viveiro.

A construção e manutenção de um viveiro de mudas pode ser algo bastante complicado. Se não houver persistência e muita atenção, os cuidados acabarão sendo redobrados. Por isso, atente para as informações que se seguem. O primeiro e grande passo é iniciado durante a construção. Neste caso, a escolha de um local seguro é fundamental. Com relação à estrutura, ela deve ser realizada em madeira tratada ou de concreto. O ideal também é garantir um ambiente protegido da radiação do sol em pelo menos 50%. Isto evita futuros desgastes com as mudas.

Para cada metro quadrado é permitido acomodar até oitenta mudas. Observe se o ambiente oferece espaço para o transporte, enxertia, embalagem, semeadura e manejo do viveiro. O local jamais deve ser inclinado, pois chuvas fortes ou enxurradas podem prejudicar todo o desenvolvimento ou até mesmo destruir as mudas. Salientamos que o viveiro deve ser construído em um espaço onde se tenha uma fonte de água limpa. Isso auxilia no processo de irrigação.

O próximo passo é sobre o material mais apropriado para a cobertura do viveiro. Neste caso, é recomendável a utilização do sombrite. Ele é bastante resistente, de fácil manutenção e baixo custo. Para fazer as embalagens das mudas, utilize sempre os sacos de polietileno preto. Eles protegem melhor as mudas contra efeitos externos. Para encher os saquinhos, é aconselhável efetuar a mistura de três componentes: Terra vermelha de estrada argilosa, areia de construção média e material orgânico. Salientamos que o terceiro item pode ser obtido através da casca de frutas, esterco seco de gado (boi) ou esterco de galinha.

Mas lembre-se: A terra deve ser sempre peneirada antes do acondicionamento nos saquinhos. Isso evita que as plantas passem por algum tipo de problema decorrente de micróbios ou bactérias. Outro fator importante é que as plantas jamais devem ser acomodadas de forma aglomeradas. Elas precisam e dependem de locais arejados para desfrutar do seu verde. A temperatura também é algo fundamental: As plantas se adaptam melhor a variações entre 15 e 25 graus.

A prevenção quanto às pragas e bactérias é fator de destaque. Os locais devem ser mantidos sempre limpos e higienizados periodicamente. Além disso, as pedras existentes no solo devem ser desinfetadas com o uso de uma mistura de cloro e água sanitária. Percebeu? De fato é complexo, mas com um pouco de atenção munida de cuidados certamente você terá um lindo viveiro de mudas!

Top