O grupo espanhol Telefônica acabou de firmar um acordo para ampliar sua fatia na Telco, que é um holding que controla a Telecom Itália, na Europa, por isso a Tim e a Vivo podem virar uma empresa só. Não entendeu? Explicamos: a Telecom Italia é proprietária da Tim Participações no Brasil. Já a Telefônica tem a Vivo em sua posse.
Tim e Vivo podem virar uma só (Foto: Divulgação)
Dona da Vivo teria metade da Tim no Brasil
Resumindo, a proprietária da Vivo passaria a ter indiretamente parte da Tim, ou melhor, a maior parte da empresa Tim no Brasil seria dela. O problema é para o consumidor, que corre o risco de ficar na mão de uma empreendedora só.
Tim e Vivo poderão virar uma só graças a compra de ações (Foto: Divulgação)
Vivo e Tim juntas atendem mais de 50% dos consumidores de telefonia no Brasil
Isso porque a Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celular no Brasil e a Tim, 27,2% e diante desse quadro é bastante provável que elas tenham que atuar juntas. Uma opção é que a Telecom Italia venda sua parte da Tim do Brasil e evite essa união. Se não, é menos uma empresa de concorrência no setor e preços maiores certamente.
O negócio deve ser avaliado por autoridades brasileiras, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) antes que qualquer decisão seja tomada.