Vitaminas indicadas para grávidas

Vitaminas indicadas para grávidas

Durante a gestação, as futuras mamães devem seguir as orientações dos especialistas, de modo a evitar qualquer consequência para a saúde. Entre os problemas…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

Durante a gestação, as futuras mamães devem seguir as orientações dos especialistas, de modo a evitar qualquer consequência para a saúde. Entre os problemas mais comuns está a ingestão de vitaminas em baixa quantidade. Segundo especialistas, grávidas que não ingerem a quantidade ideal desses nutrientes tem duas vezes mais chances de terem filhos autistas. Conheça quais são as vitaminas indicadas para grávidas.

A gestação é uma fase que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

Pesquisas sobre a incidência do autismo

Após estudos, especialistas passaram a aconselhar as gestantes a tomar suplementos vitamínicos. Dessa forma, mulheres que desejam engravidar, devem iniciar o consumo dessas vitaminas, até três meses antes, para evitar má-formações fetais.

Para a realização do estudo, os pesquisadores coletaram diversos dados de, aproximadamente, 700 famílias, que tinham filhos com idade entre dois e cinco anos. Logo após observarem os hábitos alimentares da família e a presença ou não de autismo, assim como os cuidados durante a gravidez, os pesquisadores descobriram que as mulheres que ingeriram vitaminas pré-natais desde o início da gestação, apresentaram duas vezes menos chances de ter filhos autistas.

Vitaminas indicadas na gestação

Como foi anteriormente demonstrado, ingerir vitaminas no período pré-nataltem um efeito positivo na formação genética da criança. Dessa forma, é essencial que esses nutrientes devem ser ingeridos desde o início da gestação. Entre as vitaminas que devem ser consumidas estão as que compõe o complexo B, em especial, a vitamina B9, conhecida como ácido fólico. Este tem como principal vantagem é a proteção do cérebro, prevenindo problemas cerebrais.

Conheça as vitaminas que devem ser consumidas na gestação. (Foto: divulgação)

 

Conheça os alimentos ricos em vitaminas

Tendo em vista as vantagens oferecidas pelas vitaminas ingeridas durante a gestação, separamos alguns alimentos que são ricos nesses nutrientes essenciais. São eles:

  • Acerola, laranja, goiaba, amora e morango

Essas frutas são ricas em vitamina C e flavonoides, como consequência fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, impedindo que os radicais livres comprometam a resistência vascular.

  • Cebola roxa e mirtilo

Esses dois alimentos são ricos em quercetina, um flavonoide e que é eficiente na prevenção da ação inflamatória nos vasos sanguíneos.

  • Abacaxi

Essa fruta é rica em bromelaína, uma enzima que é muito utilizada no tratamento de varizes.

  • Peixes de água fria e azeite de linhaça

Esses alimentos são ricos em ômega 3 e assim, colaboram na prevenção da formação de coágulos ou depósitos de gordura. Como consequência, aumentam a fluidez sanguínea, evitando a pressão arterial.

O consumo de vitaminas durante a gestação previne o desenvolvimento de doenças nos recém-nascidos . (Foto: divulgação)

As vitaminas são nutrientes essenciais para o ser humano. Elas se tornam ainda mais essencial durante a gestação. Após conhecer as vitaminas que são indicadas para as grávidas, é importante adicionar os alimentos ricos nesses nutrientes, na dieta e obter os benefícios. 

Top