Vitamina D protege contra gripes e resfriados

Vitamina D protege contra gripes e resfriados, é o que afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres (Inglaterra). Confira, a seguir, mais detalhes sobre essa descoberta.

Vitamina D protege contra gripes e resfriados (Foto Ilustrativa)

Essencial para manter a saúde dos ossos, a vitamina D também pode ter uma grande importância para o sistema imunológico, ajudando na proteção contra doenças respiratórias, de acordo com a pesquisa publicada na revista British Medical Journal.

Presente em alguns alimentos, como peixes gordurosos (atum e salmão, por exemplo), a vitamina D é produzida principalmente por meio da exposição ao sol. Ela também pode ser encontrada em alguns suplementos, que costumam ser consumidos principalmente nos países com clima frio e nublado a maior parte do ano.

Vitamina D protege contra gripes e resfriados

Salmão é uma das fontes de vitamina D (Foto Ilustrativa)

Para chegar à conclusão de que a vitamina D previne gripes e resfriados, os cientistas reuniram dados de mais de 11 mil pessoas, de 14 países, e conduziram 25 testes clínicos diferentes, que analisaram diversas infecções do trato respiratório (de espirros à pneumonia).

O resultado revelou que uma a cada 33 pessoas que consomem suplementos de vitamina D evita contrair infecções respiratórias, fato que tornaria o nutriente mais eficiente que as vacinas contra gripe, que têm taxa de sucesso de uma para cada 40 pessoas.

A vitamina D também é produzida quanto em contato com a luz solar (Foto Ilustrativa)

A curiosidade é que esses efeitos protetores da vitamina D contra doenças respiratórias são maiores nas pessoas com baixos níveis desse nutriente, e também quando o suplemento é fornecido diariamente ou semanalmente, mais que em doses espaçadas.

Conforme os cientistas que participaram da pesquisa, a hipótese é de que a vitamina D protege contra infecções respiratórias (inclusive pneumonia, ataques de asma e bronquite) ao aumentar os níveis de peptídeos antibióticos nos pulmões. No entanto, a novidade é tratada com cautela, pois requer uma confirmação científica.

Vitamina D benefícios

Outra forma de encontrar o nutriente é através dos suplementos de vitamina D (Foto Ilustrativa)

A lista de benefícios da vitamina D é enorme, abrangendo a prevenção a diversos tipos de câncer, o fortalecimento dos ossos e músculos, a proteção para o coração, a prevenção e o controle da diabetes, entre outras vantagens.

Ela também ajuda a garantir uma gravidez segura, evitando abortos, e auxilia no tratamento de doenças autoimunes, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e determinados problemas oftalmológicos.

Por outro lado, a deficiência de vitamina D pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes tipo 1, depressão e Alzheimer. Nas grávidas, os baixos níveis do nutriente aumentam o risco de aborto, favorecem a pré-eclâmpsia e elevam as chances de nascer criança com autismo.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados