Visto americano – Como retirar

Conhecer os Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. Porém, para entrar na terra do Tio Sam, é necessário obter o visto, uma…

Por Andre em 26/01/2012

A cada ano cresce mais o número de brasileiros pedindo visto para os EUA

Conhecer os Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. Porém, para entrar na terra do Tio Sam, é necessário obter o visto, uma espécie de liberação que permite a sua entrada e permanência naquele país. Antigamente, a retirada do visto era uma tarefa muito complicada, mas como a situação econômica não anda muito boa para os norte-americanos, o presidente Barack Obama resolveu simplificar o processo para a obtenção do visto, tanto para os turistas brasileiros quanto para os chineses.

Atualmente, o processo de obtenção do visto costuma durar alguns meses, e mesmo assim o número de brasileiros que pediram o visto em 2011 subiu quase 60%, em comparação com o ano anterior. No ano passado, quase 1 milhão de vistos foram emitidos no país, segundo o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, e a expectativa é de que o crescimento em 2012 seja de 30%.

Com as mudanças no processo anunciadas pelo presidente norte-americano, estima-se que o tempo de espera para retirar o documento caia para, no máximo, três semanas. Entre as medidas que entrarão em vigor nos próximos meses, estão a contratação de novos funcionários para as embaixadas e consulados, e a possibilidade de ser entrevistado através de videoconferência.

Procedimentos para obter o visto

Os procedimentos incluem etapas via internet e presencial

Existem vários tipos de visto para os Estados Unidos, conforme o motivo da sua viagem, seja para o lazer (turista), para estudos, para negócios ou com interesse em residir no país. Basicamente, os procedimentos são os mesmos para todas as categorias. Há várias empresas, agências de viagem e despachantes que realizam o serviço, mas eles cobram por isso. Como os procedimentos são simples, você mesmo pode fazer.

– Pagar a taxa de informações e agendamento, no valor de R$ 38,00. Ela dá direito a uma senha, que permite o agendamento da entrevista para até 5 pessoas de uma mesma família. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito, débito em conta ou no Citibank.

– Agendar a entrevista através do site www.visto-eua.com.br. A entrevista pode ser realizada nos consulados localizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife. Você é quem escolhe.

– Preencher o formulário DS-160, no site citado acima. O preenchimento deve ser feito em inglês, e você vai responder a uma série de perguntas, informando dados pessoais e profissionais, motivos da viagem, etc.

– Pagar a taxa de solicitação do visto, que custa US$ 140, no Citibank. O valor é convertido em Real pela taxa de câmbio do dia do pagamento.

– Comparecer ao consulado na data agendada, levando os documentos solicitados.

Dicas

Para não ter problemas, programe a sua viagem aos Estados Unidos com bastante antecedência. O processo de obtenção do visto deve ser iniciado pelo menos três meses antes da data pretendida. Se o prazo for maior, é ainda melhor.

Outra dica importante é não comprar a passagem antes de ter o visto aprovado, pois você acabar perdendo o bilhete, já que o processo para obtenção do visto pode sofrer algum atraso.

Barack Obama anunciou mudanças que vão deixar o processo para retirar o visto mais rápido

Top