Vista-se bem para o trabalho: dicas e sugestões

Vestir-se para ir ao trabalho parece tarefa fácil e corriqueira, mas não é! Principalmente se o cargo que você exerce na empresa não exige…

Por Redacao em 12/05/2011

Vestir-se para ir ao trabalho parece tarefa fácil e corriqueira, mas não é! Principalmente se o cargo que você exerce na empresa não exige um uniforme. Como vestir-se bem e ainda preservar seu estilo pessoal? A principal regra a ser seguida é simples: aposte no bom censo! Evite decotes exagerados, blusas que mostram muito as costas e barriguinha, saias e shorts curtos, roupas com estampas muito chamativas ou cores que não combinam.

As roupas são um código visual, elas dizem muito sobre você… Mas não esqueça que durante o horário de trabalho você deve refletir a imagem de sua empresa. Aposte num visual discreto, mas não pareça desleixada. Ser discreta não significa ser mal arrumada. Mulheres têm mais opções para vestir e isso significa também mais opções para errar o figurino. Tenha sempre em mente que vestir-se adequadamente reflete sua preocupação com a empresa, isso conta pontos também com seus superiores.

O mesmo vale para os acessórios e para a maquiagem. Evite acessórios extravagantes, com muita pedraria ou que faça muito barulho, como pulseiras, que além de chamarem demasiada atenção ainda perturbam os colegas de trabalho. A maquiagem é muito importante, pois demonstra que você é uma pessoa cuidadosa. Aposte nos tons mais neutros e cuidado para não exagerar no blush.

Você não precisa gastar mais para vestir-se de acordo com sua função. Busque roupas que estão na moda, mas não se preocupe em ostentar marcas famosas, dependendo do seu ambiente de trabalho tal capricho pode passar a idéia que você é uma pessoa superficial. Claro que você pode usar roupas de marcas famosas, mas cuidado para não mais visibilidade para a marca que para a roupa. Trabalho não é desfile de moda, a não ser que você seja modelo. Deixe as roupas extravagantes para a balada.

Existem vários modelos de calças sociais que tem um estilo mais moderno e jovial e ainda mantém a seriedade. O mesmo vale para saias e vestidos que são adequados para usar no trabalho. Bolerinhos, casacos e coletes também são bem vindos para completar o visual. O mesmo vale para os lenços, que dão um toque mais sério e ao mesmo tempo fashion ao visual. Para os pés, aposte em sapatilhas e sapatos baixos, procure sempre calçados confortáveis e só use tênis se seu ambiente de trabalho for realmente bem descontraído. Mantenha os cabelos arrumados durante o dia todo, em caso de cabelo rebelde mantenha preso. Tranças, coques discretos, tiaras e presilhas completam o visual e ainda mostram que você tem estilo próprio.

Para os homens também vale a regra de ter bom censo. Usar camisa de manga curta com gravata não é correto no trabalho e nem fora dele. Outra gafe clássica é usar meia branca com sapato social. E nem pense em usar regata para trabalhar, deixe as regatas para passear nos finais de semana. Os homens costumam ser menos ligados em moda, mas alguns pequenos cuidados são essenciais. Não use bonés, sandálias ou bermudas, nem mesmo no verão. Existem calças feitas com tecidos bem leves para você ficar bem vestido até mesmo nos dias quentes. Muito cuidado também com as gravatas, evite cores e estampas chamativas. Tudo que é em excesso é ruim. Na dúvida, peça conselho para a mulher mais próxima!

Tanto homens quanto mulheres precisam ser cuidados na hora de escolher as roupas para usar no trabalho. Manter o bom censo é palavra de ordem e não custa nadinha estar ligado nos sites e revistas de moda, até nos jornais há dicas de moda. Esteja sempre num meio termo, nem fashion demais e nem desleixado. Para causar uma boa impressão demonstre diariamente que você se preocupa com o visual, mas sem exageros!

Top